25 novembro, 2013

Uma semana especial para exercer solidariedade

      Para começar a semana de forma mais amena, lembro que estamos no Dia Internacional do Doador de Sangue. O Hemosc de Blumenau foi enfeitado com balões, cartazes, tapete, na expectativa de receber mais pessoas solidárias do que as habituais 50 que procuram a instituição a cada dia, em média. Thayse Molinari, coordenadora de captação de doadores, espera que pelo menos 70 pessoas acorram ao Hemosc a cada dia desta semana, mas gostaria que este número chegasse a uma centena.
      A média do Hemosc de Blumenau são 1700 doações mensais. São cerca de 450 mililitros de sangue por doador, que serão transformados em bolsas para atender três pessoas. E o material coletado em Blumenau é utilizado para atender 43 municípios da região. Os doadores podem ter o mínimo de 16 e o máximo de 69 anos de idade, peso superior a 50 quilos e boas condições de saúde. Há alguns fatores limitantes, como ter realizado cirurgia recentemente, ter feito endoscopia nos últimos seis meses, ter ficado gripado nos últimos sete dias ou ter mantido relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses, entre outros.
       No Hemosc, o Dia Internacional será extendido para a "Semana do Doador", campanha que começou com informações em grupo para estudantes e funcionários de empresas, na manhã desta segunda. Até o fim de semana os doadores terão um brinde adicional ao fato de contribuirem para, quem sabe, salvar vidas: uma camiseta com estampa alusiva ao ato de doar, confeccionada em tecido elaborado com fio de algodão e de garrafa pet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário