19 dezembro, 2012

Composição da Câmara Municipal sob risco de mudança

    Até dia 11 de janeiro, quatro dias após encerrado o recesso do Judiciário, três novos vereadores - Fábio Fiedler, Robinson Fernando Soares (Robinho) e Célio Dias - mais os suplentes Braz Roncáglio e Almir Vieira - deverão apresentar defesa à Justiça Eleitoral. Todos foram intimados na véspera e no dia da diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos, nesta terça, e acusados de utilização da máquina pública na campanha eleitoral.
    O promotor público Odair Tramontin, que assina a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, com a promotora Monika Pabst,  assegura que são muitas e consistentes as evidências que levaram ao arrolamento dos cinco (três do PSD, Fábio, Robinho e Almir e dois do PR, Célio e Braz). As provas são conversas telefônicas feitas de maio a agosto, que indicam o uso de veículos, materiais e equipamentos públicos com o fim de conquistar eleitores, além de servidores públicos que trabalharam nas campanhas eleitorais dos acusados em horário de expediente.
Célio, Robinho, Fábio. Mandatos na gangorra
     Os promotores eleitorais pretendiam que o juiz eleitoral Álvaro Pereira de Andrade não diplomasse os três vereadores indiciados. Mas o magistrado preferiu manter a diplomação e decidir após os trâmites e análise do processo. Tramontin, porém, salienta que são evidentes as infrações à Lei 9504/97, nos artigos 77 e 43, que tratam do abuso do poder econômico e da captação ilícita (compra) de voto. "E as escutas foram apenas até agosto", observa o promotor.
    As interceptações telefônicas foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça, em principio em busca de provas para a investigação criminal que ficou conhecida na cidade, esta semana, com o nome de "Operação Tapete Negro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário