31 março, 2012

Uma hora sem luz, pelo Planeta

                        Hoje, faça um esforço, participe. Uma hora sem utilizar energia elétrica.
                       A proposta é da WWF-Brasil, como contribuição à preservação de recursos naturais e para frear o aquecimento global.
                        Aqui no país se comprometeram a participar 125 cidades das quais 24 capitais. Vão apagar as luzes de seus principais momentos, no período. No Rio de Janeiro, por exemplo, Cristo Redentor e Arcos da Lapa ficarão às escuras por uma hora. Blumenau não anunciou participação. O Shopping Park Europeu, na Itoupava Norte, exibe cartaz do evento em seus corredores e terá adesão simbólica: apagará as luzes da fachada. 
                      No mundo, 5 mil cidades, de 147 países se comprometeram a participar, segundo a WWF. O evento foi lançado em 2007, na Austrália.

 é uma ONG brasileira, participante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro. 

30 março, 2012

Em greve, por respeito aos avós...bisavós....


             Vi no blog "soldebarcelona.blogspot.com" e achei emocionante o aviso na cortina fechada em uma tradicional loja de artigos musicais na Barcelona conturbada pela revolta popular diante dos desmandos da administração pública.
               Esta lá, em catalão:  "Estamos em greve.  
Por respeito aos avós, aos bisavós...aos pais, filhos, netos. Por todos aqueles que hão de vir e por nós mesmos.   
             Por um mundo melhor. Nem um passo atrás. Porque não queremos sequer uma humilhação a qualquer pessoa da Terra."

            Por aqui. Bem, por aqui continua o consumismo desvairado e irresponsável. Alguma dúvida? Confira os títulos em protesto, os veículos abandonados no pátio do Seterb por falta de pagamentos, as dívidas que se acumulam.
            E, como disse Millor Fernandes há algum tempo: "Não se preocupem as autoridades brasileiras com surto de cólera. O povo brasileiro morre mesmo é de passividade".

PCdoB de Blumenau comemora 90 anos do partido

    Os 90 anos do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), foram comemorados com simplicidade e coerência pelo partido em Blumenau, na noite desta quinta-feira, 29. Filiados e convidados confraternizaram na Associação de Moradores da Rua São João, com cerveja, petiscos e, claro, muita conversa em torno de eleições.
    O momento mais aguardado do encontro foi o horário da propaganda política na TV, reservado nesta quinta ao partido aniversariante. As conversas cessaram e toda atenção voltou-se para o aparelho ( de tv) instalado no ambiente. Depoimentos, trechos da história, imagens de manifestações e da participação do PCdoB na vida política nacional, encerrando com um comentário elogioso ao partido da Presidente da República Dilma Roussef, foram exibidos em pouco mais de cinco minutos. A exibição provocou aplausos, vivas ao partido e palavras de ordem.
Imagens da confraternização.
    A parte formal da confraternização teria breves discursos do presidente do diretório municipal do PCdoB, Márcio Lueders e do pré-candidato a prefeito, professor e radialista Arnarldo Zimmermann. Márcio destacou a oportunidade de o povo manifestar-se novamente e ter, de fato, representação com o partido comunista. Zimmermann, por sua vez, falou das perspectivas do partido para a eleição municipal e e já lançou um mote de campanha: "A água é nossa", referindo-se à ameaça de o serviço de abastecimento de água ser também entregue à iniciativa privada.




Atentos ao programa. Na tela, o presidente nacional

Depoimento da presidente Dilma encerrou a propaganda do PCdoB

Márcio Lueders, presidente municipal


Arnaldo, candidato a prefeito, empolgado

     
  

Eleições: Comunistas preveem eleger vereadores

    "O PCdoB tem, pela primeira vez, a real possibilidade de estar representado na Câmara Municipal. Podemos ter dois e até três vereadores", disse empolgado o pré-candidato a prefeito pela sigla, o radialista e professor universitário Arnaldo Zimmermann. A perspectiva eleitoral foi apresentada aos camaradas na confraternização pelo aniversário do partido, na noite desta quinta-feira, 29.
    O presidente do diretório municipal do PCdoB, Márcio Lueders, disse que a nominata de candidatos está em elaboração. E vários deles estavam na festa do partido, entre eles, o advogado Léo Bittencourt, o Sargento Armindo (agora aposentado da PM, ex-PDT, e comunista deste o ano passado),  pastor Lucas, o também advogado Célio Hohn, um dos fundadores do partido em Blumenau, Marcos Monte, advogado do Sindicato dos Metalúrgicos e o próprio Márcio.
    Enquanto isso, o partido já inicou conversar com relação a coligações. "Por enquanto com pequenos, como o PV, PPL e Psol. Mais adiante podemos sentar à mesa com PT, PDT e PP", admitiu.


Luis Henrique (ex-diretor da Vigilância Sanitária, Sargento Armindo, Zimmermann, Márcio, Bittencourt e esposa

29 março, 2012

Consumo, lazer e música na Feira da Mulher

     Abriu as portas no meio da tarde desta quinta mais uma feira (pequena, é verdade), na Vila Germânica. É a Feira Mulher Brasil 2012, parte da Emprefest, Encontro e Festa Nacional do Empreendedor). Vai até domingo, abrindo às 14h nesta sexta, às 10h no sábado e domingo, fechando às 21 (no domingo fecha as portas às 20h).
      A variedade não é muita, mas provavelmente as mulheres (público que os organizadores pretendem conquistar) encontrarão motivos para abrir a carteira, ou bolsa. Tem bijouterias, velas artesanais, móveis e artigos de decoração, encharpes, doces artesanais, produtos artesanais para higiene. Se der tempo, pode experimentar uma massagem no estante do instituto INA. Para aquelas que pensam em casar há um estande que sem dúvida interessará e também tem especialistas em maquiagem e estética à disposição.
      O homens podem ocupar tempo examinando o novíssimo Gran Siena e o Fiat 500 (versão moderna e sofisticada do famoso e popular Cinquecento) agora fabricado no México, expostos por uma revenda Fiat. E também tem um estande com cachaças e vinhos, e uma mesa de bilhar que se transforma em mesa de refeições.
      Bem, isto é uma visão superficial da Feira e, se quiser acrescentar um pouco de cultura ao consumo, há apresentações de corais, grupos folclóricos e até bandas com ritmos germânicos a partir das 19h. Isto faz parte da programação festiva da Emprefest 2012.
Empreendedores montam feira com

multiplas ofertas para o público feminino.

Roupas indianas

Para quem ainda vai casar

Velas decorativas


Orientadoras para maquiagem

A mesa gastro-esportiva

Para não esquecer a cozinha, utensílios

Cachaças e vinhos

Produtos artesanais para higiene corporal

Massagem é gratis

Empreendedores com sede nova e própria

      A Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores de Blumenau-Ampe, teve o que comemorar nesta quinta-feira, 29, além de seu aniversário por 28 anos de fundação. Festejou a conclusão e inaugurou a sede própria, na Rua Humberto de Campos, cinco anos depois de iniciada a obra. O horário da cerimônia precisou ser alterado em uma hora para possibilitar a presença do governador Raimundo Colombo. Afinal, o Governo do Estado viabilizou 80% do valor investido na obra, via Fundo Social. Desde sábado a administração da Ampe já ocupa a nova sede, que terá um auditório e serviços de apoio aos empreendedores, como escritório virtual.
      Bem que alguém poderia apontar para o governador do Estado o prédio inacabado da Delegacia Regional de Polícia, no outro lado da rua, quase em frente ao prédio que ele inaugurava. Quem sabe ele dá um empurrão para possa ter mais esta inauguração, ainda em seu governo.

SJT joga água no chope. Quer dizer, na Lei Seca. Prosit!

     Esta quarta-feira trouxe boas notícias para a terra da Oktoberfest, dos festivais da cerveja, para a terra onde produzir cerveja em casa se torna hobbie e fonte de renda. Terra dos stammtisch coletivos, das inúmeras canchas de bochas onde cerveja é tão imprescindível como as próprias bochas. Somente será considerado embriagado o motorista que, diante da fiscalização, passar pelo teste do bafômetro ou for identificada presença de álcool além do limite legal no sangue (0,6 gramas de álcool por litro de sangue), em exame laboratorial. Foi o que decidiu o Superior Tribunal de Justiça.
     Como pela Constituição Federal ninguém precisa produzir prova contra si mesmo, submeter-se ao bafômetro ou concordar com a coleta de sangue para exame, será algo que, quem estiver embriagado (ou quase), vai evitar, claro.
      Os ministros que votaram neste sentido argumentaram que são necessários meios precisos de medir a presença de álcool no sangue do condutor de veículo, porque a chamada Lei Seca especifica a quantidade que  tipifica crime.
       Esta ai, então, mais uma lei inútil em nosso país.
       Uma perda, considerando-se a quantidade de acidentes de trânsito, de feridos e de mortos provocados pelos "bebuns". Mas, de certa forma, um limite ao abuso de poder de agentes de Trânsito, como o que presenciei há algum tempo aqui em Blumenau: o agente da Guarda considerou embriagado um motorista porque transitava apenas com a sinaleira do carro ligada, e não com os faróis acesos, em uma rua bem iluminada próxima ao Centro. "Sinal típico de quem está alcoolizado", sentenciou ele.  
      Mas, no inicio desta nota falei em boas notícias. A segunda é de alcance mais restrito, mas tem relação: está liberada a venda de cerveja nos estádios, nos jogos da Copa do Mundo.
      Prosit!!

28 março, 2012

Gente: Homenagem a um artista irreverente

     O blog presta uma singela homenagem a um artista que expôs, com ironia e humor, a natureza humana, seu comportamento. Brincou com a hipocrisia que nos envolve. Em frases, caricaturas, ilustrações, ao longo de algumas décadas.  Millor Fernandes, que deixou sua marca em veículos como Revista Cruzeiro, O Pasquim, Veja, silenciou na noite desta terça-feira, no Rio, aos 88 anos.

Para relembrar, algumas de suas frases:
 
Esta é a verdade: a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito.

          Não devemos resisitir às tentações: elas podem não voltar.

Chato...Indivíduo que tem mais interesse em nós do que nós temos nele.

          Jamais diga uma mentira que não possa provar.

Quem mata o tempo não é assassino mas sim um suicida.

          O cara só é sinceramente ateu quando está muito bem de saúde.

De todas as taras sexuais, não existe nenhuma mais estranha do que a abstinência.

         Sim, do mundo nada se leva. Mas é formidável ter uma porção de coisas a que dizer adeus.

[POEMEU EFEMÉRICO]
Viva o Brasil
Onde o ano inteiro
É primeiro de abril

        Se todos os homens recebessem exatamente o que merecem, ia sobrar muito dinheiro no mundo.

Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos.

        O dinheiro não só fala, como faz muita gente calar a boca.

O mal de se tratar um inferior como igual é que ele logo se julga superior.

       A única diferença entre a loucura e a saúde mental é que a primeira é muito mais comum.

O dinheiro não é só facilmente dobrável como dobra facilmente qualquer um.

       Quando um chato diz: "Eu vou embora", que presença de espírito.

O último refúgio do oprimido é a ironia, e nenhum tirano, por mais violento que seja, escapa a ela. O tirano pode evitar uma fotografia, não pode impedir uma caricatura. A mordaça aumenta a mordacidade.

       Errar é humano. Botar a culpa nos outros também.

Se durar muito tempo, a popularidade acaba tornando a pessoa impopular.

       Repito um velho conselho, cada vez mais válido, sobretudo pro Congresso: Quando alguém gritar “- Pega ladrão”, finge que não é com você.

Curiosidade esportiva: Ex-BEC agora técnicos

    Três, dos dez técnicos em atuação no atual campeonato catarinense de futebol jogaram juntos no extinto BEC. César Paulista, no Metropolitano, Gilmar Gasparini (Suca), no Camboriú e Giovani Nunes, no Atlético de Ibirama, integravam o elenco do Blumenau Esporte Clube no início dos anos 90.
Paulista, meia armador
    Talvez, como atletas, não seja aquele um período de lembranças estimulantes, afinal, o BEC lutava contra o rebaixamento, em campo, e fora das quatro linhas dava sinais de um esgotamento fatal, pela falta de patrocinadores e dívidas crescentes.
Giovani, atacante
Suca, meio-de-campo

27 março, 2012

Gente: Conselheiro de Paris visita a cidade

     Jean-Pierre Guis, Conselheiro do 12e arrondissement (divisão administrativa) de Paris, e delegado  para o Desenvolvimento Econômico, Negócios e Manifestações Culturais de Paris com o Brasil, visitou a cidade, nesta terça-feira. Estava ciceroneado pelo jornalista Randolfo Decker, que desde 2001 trabalha como gestor na área projetos técnico-científicos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina.
Jean-Pierre registrou em fotos sua visita
     Na estrutura político-administrativa de Paris, Jean-Perri é algo como vereador e vice-prefeito. Mas foi sua condição de delegado para manifestações culturais que o trouxe ao Brasil e Florianópolis, especialmente. Veio em função das comemorações que se preparam pelos 100 anos de nascimento do piloto e escritor Antoine Saint-Exupéry, que é personagem da história do Bairro Campeche. Nos anos 1926 a 1931 ele utilizava com frequencia o campo de pouso ali existente, como piloto da companhia aérea francesa Latècoére, em paradas técnicas nos voos que fazia de Paris a Buenos Aires transportando correpondência. Jean-Pierre trouxe até objetos para serem incluídos no acervo do museu criado em homenagem ao piloto e autor do Pequeno Príncipe.
     E se interessou em conhecer Blumenau, com a expectativa de possiveis parcerias na área cultural e turística. Visitou a Diretora de Patrimônio Histórico Sueli Petry e o Museu da Família Colonial. Esteve na ACIB, na Secretaria de Turismo e na Prefeitura Municipal.

Novo leilão de veículos a caminho

    O Seterb está chamando, via carta e edital, proprietários de 289 veículos que se encontram no depósito daquela autarquia, para pagarem débitos e retirarem os veículos. Mas não será surpresa se quase todos forem a leilão ainda neste semestre.
    São 111 automóveis e camionetes e 178 motos apreendidos até novembro do ano passado. Destes 107 veículos (51 motos), pertecem a bancos e instituições financeiras. Ou seja, 37% dos veículos estão alienados. A maioria foi recolhida por estar com licenciamento atrasado, outros por terem se envolvido em acidentes, diz José Carlos Oliveira, diretor do Departamento de Trânsito: "é raro não ser apreendido carro ou moto em blitz, por licenciamento em atraso". O valor da prestação, somado a multas, estadias no depósito, regularização do licenciamento, leva os proprietários a abandonar os veículos.
    A partir de maio, findo o prazo para regularização, o Seterb começa a preparar mais um leilão, o segundo do ano. Em janeiro foram arrematados 450 veículos; outros 617 foram leiloados no ano passado, e 1085 em 2010.

26 março, 2012

Livre mercado é isso ai!

  Preço de uma lâmpada infravermelha em um distribuidor de produtos hospitalares na rua marginal à via expressa: R$ 50,00 (R$ 95,00 com o suporte); em outro distribuidor, este na Rua São Paulo: R$ 80,00. Em empresa do gênero na Rua Marechal Floriano: R$ 160,00.  Como se diria em Florianópolis: "si querisss, querisss".

O trânsito ruim fica pior em alguns trechos

     O trecho final da Rua São Paulo, ali onde tem a praça da antiga gaitas Hering, foi fechado ontem, por causa de obras da Foz do Brasil no inìcio da Rua Bahia. Tanto quem pretendia seguir por esta via, ou entrar â esquerda para pegar a Paulo Werner, precisava contornar a praça,, alimentando o fluxo de veículos vindos da Rua Santa Catarina. Situação que continuará até quarta-feira, provavelmente, segundo o encarregado da obra no local.
    E a partir de hoje a ponte que liga a Avenida Beira-Rio e Martin Luther ficará com meia pista fechada ao trânsito. Transtorno previsto para duas semanas.



25 março, 2012

Música, teatro e outras paradas na Prainha

   A Prainha ganhou ares de domingo primaveril, hoje 25, em mais uma edição do "Vamo Seuní", um movimento cultural anárquico, que há algum tempo tenta suprimir a falta de atividades do gênero na cidade e o marasmo da Fundação Cultural.
    Otávio Wobeto, um dos incentivadores (ele não quer o rótulo de organizador, pois é algo coletivo, diz. "A gente anuncia, e quem quiser se apresentar aparece"), chegou no meio da manhã, carregando bateria e guitarra no carro. O dia ainda estava nublado, rabujento, mas ele previu sol e muita gente na Prainha. Acertou. O povo começou a chegar no inicio da tarde e foi se acomodando, com toalhas ou esteiras para sentar, violão. Houve quem montou um mini-quiosque para vender refri e água, outros levam a bebida necessária em caixas de isopor. A faixa do movimento Marcha da Maconha também estava estendida. E o cheiro da erva pairava no ar.
     No palco se sucederam músicos solo, bandas, teatro fazendo paródia de campanha eleitoral. Tudo depois da oficina de maracatu do Grupo Capivara. A escritora Neida Rocha, agora morando em Pomerode, estendeu um varal de poemas sob a sombra de um flamboiam.  Foi uma boa festa.











Quer tocar maracatu,

Ronaldo Rodrigues ensina,

em oficinas dominicais, ali, na Prainha

Esteira para evitar a grama úmida

A marcha também em Blumenau, breve

Diversidade

Um bar improvisado

Bona mostrou seu rap

Beto, fazendo do violão teclado