19 fevereiro, 2013

Parque São Francisco: Inexiste documento de interdição

    "A FAEMA poderá contratar ou fazer convênio com órgãos e entidades públicas ou privadas para o planejamento, recuperação, conservação, proteção e manejo do Parque Natural Municipal "São Francisco de Assis". O texto é do Parágrafo Único do Artigo 14. da Lei 99/95. Portanto, legalmente, a administração municipal poderia recuperar os alegados danos ambientais ao parque que  colocariam em risco os visitantes.
Uma vista do que era uma represa
       Mas que danos são esses? Inexiste na Defesa Civil, hoje parte da Secretaria da Defesa do Cidadão, qualquer documento interditório. Fui lá na sexta-feira, em busca de algo que formalizasse ou determinasse a decisão, sem que nada fosse localizado. Confirmei nesta segunda, por telefone. A única referência aos danos ambientais está no Parecer Técnico 20/2010, da Diretoria de Geologia e feito a pedido da Faema. O parecer esclarece o tipo de solo da área, observa que "movimentos de massa" podem se repetir, como processo natural do ambiente, e que isto determina existência de risco.
     As recomendações dos geólogos foi pela implantação de programa de monitoramento geotécnico, que inclui instalação de instrumentos para medir volume de água e de chuva e controle da visitação. Descartam a execução de obras de estabilização e alterações ambientais.
     Não parece tão complicado, não? Uma estação para medir volume de chuva e nível d´água, que podem antecipar possibilidades de eroção ou movimentação de terra. A partir daí, estabelecer alguns eventuais limites ou fechamento temporário do local.
Aos poucos a Natureza ocupa as trilhas

Local para meditar, saborear, há muito sem ser desfrutado


As bromélias florescem, mas quem as aprecia?

Eletrodomésticos, utensílios, no abandono

Água limpida na pequena queda d´água
      Nesta segunda pela manhã, depois que liguei para a FAEMA para dizer que iria ao Parque fazer fotos, o presidente Lesse informou, por intermédio de assessor, que dentro de 60 dias, talvez, haja novidades. Semana passada não tinha nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário