18 fevereiro, 2013

Aventura ciclistica: Ex-metalúrgico percorre do Brasil

Três anos e sete meses de estradas
    Ex-metalúrgico, 55 anos, magro, simpatico, ciclista aventureiro, destemido e determinado. Este é o José Nilton Brito, nortista da cidade de Xinguara, Pará, que desde este domingo está em Blumenau. Chegou aqui três anos e sete meses depois de sair de Palmas, no Tocantins e percorrer 51 mil quilômetros de estradas, pedalando. Parte nesta terça, à tarde, para chegar, "só Deus sabe quando" de volta à sua cidade.
     José Brito passou, de Palmas até o Chui, no extremo Sul, depois de ir até Monte Caburaí, em Roraima, o ponto setentrional do Brasil, 1097 cidades, de 26 estados, todas marcadas no mapa que carrega junto. O ponto de partida foi definido por ser o centro geodésico do país. "Ficou mais charmoso", disse ele, em uma rápida parada sob a figueira da Rua São Paulo. De lá subiu para o Norte, até Belém; viajou 57 horas em navio até Macapá, mais 23h até alcançar Almerinim, no Rio Trombetas. Viajou outras 54h embarcado para chegar a Manaus e daí rumar ao extremo Norte brasileiro.
     Em dezembro último alcançou Chui, depois de percorrer 50.128 km. O retorno para o Norte está sendo pelo interior, "para melhor conhecer o país", diz o ciclista, que fica empolgado ao relatar a experiência. E, em casa cidade, região, se informa dos costumes, dos aspectos historicos. E colhe depoimentos, tudo anotado e registrado em um volumoso caderno espiral que carrega na bagagem.
    Aqui na cidade obteve hospedagem no albergue municipal e ao longo da viagem conta com a colaboração popular. "Só preciso comer. As vezes recebo um não, mas sempre há alguem disposto a me ajudar", comemora. Daqui, a viagem segue por Massaramduba, com passagem prevista também por São Bento do Sul.
José Brito registra sua aventura em um caderno

Cidades por onde passo, assinaladas uma a uma

Nenhum comentário:

Postar um comentário