"Fusca" é um carro que nunca me agradou. Nem mesmo no tempo em que era fabricado e dos mais vendidos. Na época preferi o DKW. Mas, como pode ter algum leitor deste blog como admirador do modelo imortal, fui até a Vila Germânica registrar, com imagens, o 14º Encontro Sul Brasileiro de Fuscas e Parentes. E lá estavam 330 veículos, algumas raridades pelo ano e acessórios, como o Volks ano 54, de Cris Tozzo e o VW TYP 181, jeep produzido de 1969 a 1983, com apenas dois exemplares no Brasil.
O "fusca" 54, do Cris, veio rodando desde Chapecó e este ano trouxe uma novidade além do maleiro externo comprado na Alemanha: um cooler, que abastecido com água, lança ar refrigerado no interior do veículo. O acessório, também fabricado em 1954, foi adquirido nos Estados Unidos. É afixado junto a janela do passageiro. Ao lado deste, o mais "velhinho" da mostra, um "fusca" ano 52, verde, vindo de Florianópolis.
Mas havia de tudo por lá. Kombis, Brasílias, Karmann Guias, Variantes; uns poucos exemplares do Volks "saboneteira" (aquele quadrado, quatro portas, do inìcio da década de 80). Até mesmo veículos Gurgel (alguns com aparência de 0 Km), que usavam parte da mecânica Volkswagen, estavam expostos. Quanto aos "fuscas", foram apresentados nos mais diversos estados de conservação e vários com bagageiros no teto carregando objetos da época. Lá estava, lógico, o "Herbie" e outros da família, com incrementados equipamentos de som e imagem. Bancas com peças antigas e até antiquário complementavam o ambiente do Encontro de Fuscas e Parentes.
Evelhecido propositalmente como símbolo do Encontro |
Tozzo (de boné) e seu "Fusca" 54 |
Na porta, o Thermador, um raro "ar condicionado", também de 54 |
Maleiro alemão, no "fusca" que pode valer até R$ 60 mil |
De Florianópolis, outra raridade..... |
... um "fusquinha" ano 1952 |
Spyder, um sucesso dos anos 50 |
Simplicidade no painel do esportivo fabricado a partir de 1955 |
The Thing, que substituiu o Kurierwagen, da II Grande Guerra |
Gurgel, também mantém aficcionados |
Não faltaria um Herbie, claro |
"Saboneteira", um modelo escasso |
Este apaixonado exibe escultura do próprio carro |
No teto do "fusca" rural, tarros de leite |
Este é conservado assim mesmo: sem conservação |
Veículos de época, com a Variant |
Antiguidades, como os próprios "fuscas" |
Peças para auxiliar a restauração |
Parabéns pela matéria!!!!!
ResponderExcluirAlan.
Obrigado jovem, belas fotos.
ResponderExcluir