Em 1979, Blumenau resolveu homenagear as mães com um monumento público. A iniciativa foi do poeta Lindolf Bell e um concurso patrocinado pelos maçons da Loja Justiça e Trabalho e pelo Lions Club, escolheu o autor da obra. Em maio, lá estava, talhado em granito pelo artista plástico joinvillense Mario Avancini. E não era uma mãe qualquer, era uma daquelas da primeira metade do Século passado, com 12 filhos.
Com pompa e discursos foi instalado na praça ao lado do prédio que hoje (e ainda) abriga a Delegacia Regional de Polícia. E lá ficou a mãe. Cada um foi para seu lado depois dos discursos e nos anos seguintes. Aquela pródiga e sofrida mãe permaneceu esquecida. Hoje a base do monumento se deteriora, peças de granito soltaram e estão lá, caídas. Outras já sumiram, como também desapareceu a placa que identificava a obra.
E mais um dia das mães vem aí.
Lamento muito Celso, isso prova mais uma vez que estamos dando pérolas aos porcos. Fico muito triste com o descaso da cultura no Brasil, não estou falando porque sou filha dele, mais representando aqueles que realmente amam a arte e sabem o valor delas. Marli Avancini Joinville
ResponderExcluir