30 maio, 2012

Gente: Um hobbie que se transformou em arte (1)

   Há uns dez anos, quando procurava uma ocupação para os momentos de lazer e para a aposentadoria que um dia viria, o publicitário José Geraldo Pfau, pensou em juntar peças de sucata para montar algo. Fez uma ou duas tentativas, até que chegaram a suas mãos relógios fora de uso. Encontrava, naquele momento, a matéria prima para um hobbie que iria se tornar arte. E arte com reconhecimento internacional: as miniaturas de motocicletas, que a partir de junho ele vai expor no Bremen Zenter.
Pfau, transforma relógios velhos em arte
   A primeira peça Pfau montou com chaves velhas que guardava em casa. Não ficou legal. Continuou buscando materiais, até que o amigo Alexandre, da relojoaria Universal, ofereceu-lhe um saco cheio de relógios inservíveis. Pfau aceitou, começou a desmontar, limpar e juntar as peças. Daí surgiu uma moto. E não pararam mais de ser montadas.

3 comentários:

  1. O artista já nace feito mas o Zé se aprimorou.Suas miniaturas "motorelogios" são perfeitas.Parabéns ao autor destas maravolhas.
    Do amigo Rubens

    ResponderExcluir
  2. Esse é Gênio.
    Uma pessoa de uma sensibilidade sem igual. E assim todos nós podemos contribuir com uma vida mais linda, mais harmoniosa, mais ceia de encantos. A criatividade do Pfau (Zé Pfau) impressiona a todos que já puderam ver algumas de suas mostras. Eu muito me orgulho de já ter participado em conjunto com ele em duas mostras, uma reunindo suas belíssimas peças raras e únicas, motos de relógios usados ou até armação de óculos, e outra com fotos na Moellmann. Meu acervo de objetos e fotos ficaram muito lisonjeados de estar ali próximos aquelas raridades.
    Trabalho dele é um hobby, isso demonstra sua total capacidade de equilíbrio profissional e sua intelectualidade, sua bela familia, seus excelentes amigos que o cercam, o tem como uma personalidade de Blumenau. Um perfeito cidadão, para um excelente trabalho de brilhantismo internacional.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir
  3. Sr Adalberto Day, foi preciso ! A genialidade do amigo Zé Pfau, é alguma coisa que transcende aos comuns mortais. Ele é hábil com a caneta (Escritor de humor e sátira refinada), é "construtor" de máquinas de motocicletas admiráveis com peças de relojoaria. É hábil na publicidade. É fino no trato ! É amigo de todas as horas. Um coração que implantaram pontes que expandiram sua generosidade. Feliz por desfrutar de sua amizade. Adlson Tadeu Machado.

    ResponderExcluir