05 maio, 2013

Escola Criativa: Pneus viram equipamento de lazer

 Mutirão para montar um parquinho, no sábado
    Em uma semana (na segunda-feira, 13), a Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, da Itoupava Central, receberá o certificado de Escola Criativa, concedido pela Rede Internacional de Escolas Criativas, da Universidade de Barcelona. Um reconhecimento pelos trabalhos executados com materiais recicláveis e implantação de hortas orgânicas. Mas, as atividades não cessam por aí: neste fim de semana, professores, pais, alunos, trabalharam na instalação de um parquinho infantil com pneus usados
   O trabalho começou pouco depois das 7h da manhã. As pessoas, que chegaram a 30, se inteiravam do projeto e definiam tarefas. Enxadas, pás, carrinho, furadeiras, cimento, areia e 100 pneus as aguarvavam. Em uma parede, a coordenadora do Programa Escola Sustentável, Jeane Pukall, já havia fixado um cartaz com fotos do modelo a ser seguido. "Nos inspiramos no parque com pneus usados montado pelo Centro de Educação Infantil Erna Trapp, da Itoupava Rega", disse ela.
    A primeira parte, que foi a montagem dos diversos equipamentos, com a utilização de areia e enchimentos com cimento, foi concluída ainda no sábado pela manhã. O brinquedo mais trabalhoso foi a pilha de pneus, que preciso ser fixada com parafusos. Esta missão ficou com os bolsistas da Furb do programa institucional de Iniciação à Docência que atuam naquela escola. E todos contavam com a contribuição da diretora Sinclair da Silva Ferreira. 

     Pelos cálculos da coordenadora Jeane, 85, dos 100 pneus doados pela DVA Pneus, seriam utilizados. A próxima etapa será a pintura dos novos equipamentos instalados em uma área protegida e que se destinará à recreação das crianças das primeiras séries. Foi mais uma iniciativa desta escola premiada por dar destinação útil a materiais usados que iriam para o lixo, como complementação do aprendizado em sala de aula. Embalagens de leite longa vida e garrafas pet foram utilizados em projetos anteriores.




Professores participaram da atividade


Experimentação, opiniões, para chegar ao melhor
Pais e filha aluna envolvidos




Mãos unidas na composição do parque

Esforço compartilhado para montar brinquedo
A diretora da escola (de chapéu), discute detalhes do modelo

Alunos descansam, para se recompor do "esforço"

Mutirão ocupou toda ensolarada e quente manhã ...
...de 30 pessoas voluntárias 




Nenhum comentário:

Postar um comentário