21 abril, 2012

Pra não dizer que não falei em Stammtisch

     Não pretendia, mas fui lá no Stammtisch (encontro de confrarias), na Rua XV de Novembro . Pensei que talvez alguém que não foi na festa se interessasse em ter uma idéia do que rolava por lá até às 17h. Percorri uma parte, talvez 1/3 das 300 barracas, no horário em que a maioria dava partida ao almoço. E predominavam as paejeiras sobre fogões. Mas tinha carreteiro, risoto, espetinhos,  pão com linguiça. Teve quem se virou com pizza encomendada e até barraca com chef. Não faltaram, lógico, churrasqueiras e fumaça para desespero dos lojistas. Um grupo de lageanos preparou um panelão de entrevero (carne, linguiça, pinhão, picados e temperos).
O 21º Stammtisch
     A música foi moderada. Violões solitários, acordeons, um ou outro bandoneon. Uma bandinha alemã em uma barraca; trio com repertório de música gauchesca em outro. A diversão incluiu disputas de truco, canastra, dominó. Nos copos, cervejas e chope das mais diversas marcas.
     Raros naquele trecho que percorri, os grupos dos primeiros encontros de confrarias iniciados em 2000. Mais raro ainda foi encontrar alguem com traje típico alemão, embora seja uma festa com características germànicas. isto me faz deduzir que o grande número de alegres "fritz" e "fridas" na Oktoberfest seja impulsionado mesmo pelo benefício do ingresso grátis.
    E às 15h veio uma chuva pra refrescar os ânimos, mas durou pouco.
    Prosit!

Barraca com toque feminino

Esta é só delas

Violão, pandeiro e acordeão pra animar

Sem músicos no grupo, contratou-se a bandinha

Um bandoneom já é suficiente

Elas e barrilzinho alemão

Ritmos gauchescos na germanidade
Um chef prepara o almoço: mordomia

Churrasqueira e fumaça, inevitáveis

Lageanos e entrevero

Que tal o churrasquinho alemão

Condimento na paeja

Disk pizza também vale
Eta! Não faltou um cavalo

E o touro conquista a loira

Chope ou capim, pro touro?

Violão solo
Dominó, pra não perder o hábito

Tem horas que a cerveja aperta

Unidos pelo clube, só estes do tricolor carioca


Nenhum comentário:

Postar um comentário