18 abril, 2012

Audiência pública sem público na Câmara

       Lembra aquela votação em fim de expediente, dia 21 de dezembro do ano passado, que estabeleceu o salário dos próximos vereadores de Blumenau em R$ 7,3 mil? Pois é foi em uma sessão-surpresa, sem divulgação. Isto gerou, aparentemente, discussões, polêmica, na cidade. O vereador Vanderlei Oliveira (PT), preocupado com a repercussão propos uma audiência pública; para debater o tal aumento. E aconteceu a audiência, na tarde desta quarta-feira, 18. Quem foi lá? 
       Contei: 17 pessoas na platéia (tirando assessores e três ou quatro jornalistas) e apenas oito vereadores (vou até nomeá-los:o próprio Vanderlei, Helenice Lucheta, Deusdith de Souza, Jens Mantau, Roberto Tribess, Marco Wanrowsky, Vanio Salm e Marcelo Schubbe). Presidente da Acib, da CDL; coordenadora da União Blumenauense das Associações de Moradores, presidente local do PT, do PSol e até um representante do recém-nascido PPL (Partido da Pátria Livre) estavam lá e falaram. Mas foi muito sem graça, "xoxô". Quase se desculpavam por falar em salários, ou porque não sabiam avaliar quanto vale o trabalho de um vereador, ou porque descobriram que em outras das mais importantes cidades do estado os vereadores ganham mais do que os locais. Restou criticar a forma quase sigilosa com que votaram. Ivone Gnewuch, da Uniblam, se mostrou indignada por encontrar um plenário vazio: "o povo só fala o que os meios de comunicação reproduzem", disparou ela. 
salario-vereadores
Poucos, quase ninguém, foram debater salário dos vereadores
      Depois, lógico, todos vereadores foram ao microfone, fizeram a natural auto-defesa, e garantiram que tudo lá é "transparente", legal e moral. Desdith se mostrou irritado com imprensa, que só divulga fatos negativos. E tudo terminou três horas depois, com agradecimentos do vereador Vanderlei, e a promessa que o desenrolar da audiência , as opiniões e criticas, serão debatidos com seus colegas e, a partir daí, adotadas medidas, "coletiva ou individualmente", que forem adequadas. 
      Esquece, vereador. Viu quantas pessoas se mostraram interessadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário