Poucos, quase ninguém, foram debater salário dos vereadores |
Informações, críticas, opiniões e imagens desta cidade. E, eventualmente, de outras também.
18 abril, 2012
Audiência pública sem público na Câmara
Lembra aquela votação em fim de expediente, dia 21 de dezembro do ano passado, que estabeleceu o salário dos próximos vereadores de Blumenau em R$ 7,3 mil? Pois é foi em uma sessão-surpresa, sem divulgação. Isto gerou, aparentemente, discussões, polêmica, na cidade. O vereador Vanderlei Oliveira (PT), preocupado com a repercussão propos uma audiência pública; para debater o tal aumento. E aconteceu a audiência, na tarde desta quarta-feira, 18. Quem foi lá?
Contei: 17 pessoas na platéia (tirando assessores e três ou quatro jornalistas) e apenas oito vereadores (vou até nomeá-los:o próprio Vanderlei, Helenice Lucheta, Deusdith de Souza, Jens Mantau, Roberto Tribess, Marco Wanrowsky, Vanio Salm e Marcelo Schubbe). Presidente da Acib, da CDL; coordenadora da União Blumenauense das Associações de Moradores, presidente local do PT, do PSol e até um representante do recém-nascido PPL (Partido da Pátria Livre) estavam lá e falaram. Mas foi muito sem graça, "xoxô". Quase se desculpavam por falar em salários, ou porque não sabiam avaliar quanto vale o trabalho de um vereador, ou porque descobriram que em outras das mais importantes cidades do estado os vereadores ganham mais do que os locais. Restou criticar a forma quase sigilosa com que votaram. Ivone Gnewuch, da Uniblam, se mostrou indignada por encontrar um plenário vazio: "o povo só fala o que os meios de comunicação reproduzem", disparou ela.
Depois, lógico, todos vereadores foram ao microfone, fizeram a natural auto-defesa, e garantiram que tudo lá é "transparente", legal e moral. Desdith se mostrou irritado com imprensa, que só divulga fatos negativos. E tudo terminou três horas depois, com agradecimentos do vereador Vanderlei, e a promessa que o desenrolar da audiência , as opiniões e criticas, serão debatidos com seus colegas e, a partir daí, adotadas medidas, "coletiva ou individualmente", que forem adequadas.
Esquece, vereador. Viu quantas pessoas se mostraram interessadas?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário