22 abril, 2013

Ciclistas ganharão mais e melhores vias para pedalar. É promessa

Gevaerd,  apresentando mapa de futuras ciclovias
   O governo Napoleão não está aberto a sugestões, contribuições e a projetos para ampliar ciclovias na cidade, "esta escancarado". A disposição do poder público foi enfatizada pelo secretário de Planejamento Urbano Alexandre Gevaerd, em reunião com integrantes da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias, no sábado pela manhã. Estive lá.
    Gevaerd, acompanhado de dois técnicos, começou sua participação com um histórico das ciclovias na cidade, com uma curiosidade na primeira tela: e 1929 haviam 729 bicicletas em Blumenau (a população era em torno de 35 mil pessoas). Em 1997, quando ele integrava o governo Décio Lima, foram projetados 134 quilômetros de vias especiais para ciclistas, mas atualmente há, pelo menos segundo número deixado pelo governo passado, 67 quilômetros. Onde estão estas ciclovias? O próprio secretário admite que este número é "uma piada".
Reunião na manhã de sábado, na Arquitetura
    Mas, as informações são animadoras. Gevaerd disse que o governo municipal terá R$15 milhões para construção de calçadas,  melhorias e implantação de ciclovias. É dinheiro do Plano de Aceleração do Crescimento, destinado à mobilidade urbana. Na conversa com a ABCiclovias, o secretário admitiu a necessidade de refazer a ciclovia da Rua 7 de Setembro e que incluirá nos estudos uma ciclovia para a Via Expressa, onde hoje, teoricamente, é proibida a circulação de bicicletas. Apresentou uma relação de 15 ruas a serem contempladas com as obras do PAC e anotou sugestões para melhorias e revisão de ciclovias e ciclofaixas já implantadas, mas que encontram-se em estado precário, ou foram mal executadas, com interrupções, obstáculos e compartilhamento de risco com pedestres.
    Um encontro - do qual participou também o secretário de Serviços Urbanos Adilson Baher, um entusiasta da bicicleta - que deixou o pessoal da ABCiclovias esperançoso.
                                                               
Saguão virou bike-estacionamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário