12 junho, 2012

Má-educação e comportamento antisocial do povo ocupam tempo da PM

       Nesta terça vi uma notícia na emissora RicRecord; que provocou minha curiosidade: uma estatistica da Polícia Militar apontando o Bairro Itoupava Norte a região mais violenta da cidade. Bem fui conferir. O levantamento é resultado de uma inovação da PM, que passou a utilizar o software Bussines Inteligent, que coleta informações nos diversos sistemas e planilhas que são elaborados isoladamente e apresenta detalhadas estatísticas. As informações, mostrou-me a Tenente Maria, Relações Públicas do 10.BPM, vão de ocorrências até número de punições ou elogios aplicados à tropa, passando por diversas outras informações que contribuem na organização e gerenciamento do trabalho.
      Como o que interessava eram as ocorrências, limitei-me a estes números. E o que observei é que o problema maior na cidade não são roubos ou crimes diversos, mas a má-educação e a falta de respeito das pessoas. Das 20.900 ocorrências registradas de janeiro até agora, 1.636 foram causadas por perturbação do sossego ou trabalho alheio. E 1.241 por atritos, discussões. Ou seja, 10% do trabalho policial foi ocupado pela atitude anti-social de parcela da população.
     E tem mais, dentro desde aspecto comportamental: enquanto no Estado há um registro de 111,32 ocorrências por danos ao patrimônio público ou particular para cada grupo de 100 mil pessoas, em Blumenau esse número sobe para 172 por 100 mil.
     Ainda com relação aos números gerais, quase 30% ( pouco mais de 5 mil ocorrências) não deram em nada (a situação que provocou o chamado já não existia,  por exemplo). Outros 10% foram verificação ou abordagem de suspeitos e 1080 casos de furtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário