14 junho, 2012

Bancários protestam, contra bancos que lucram bilhões, e demitem milhares

Bancarios-HSBC-protesto
     O posto de atendimento do HSBC na Prefeitura e a agência da Rua XV de Novembro ficaram fechadas ao público nesta quinta-feira. Desta vez não foi por causa de greve, mas protesto de âmbito nacional contra redução gradativa e acentuada da mão-de-obra neste banco, um dos maiores do mundo. "Os bancários estão fazendo o trabalho de dois ou mais, e os clientes se irritam pela demora no atendimento", diz Osni, dirigente do Sindicato dos Bancários de Blumenau. E a exasperação dos clientes sobra para os bancários, claro, observa ele.
       Protesto semelhante houve na semana passada no Itaú, banco que pretende enxugar em 10 mil bancários o seu quadro, tendo demitido seis mil, já. Tá certo o banco, afinal, no ano passado a instituição lucrou "apenas" R$ 14,6 bilhões no ano passado. E os 25 bancos brasileiros de capital aberto tiveram lucro de R$ 49,4 bilhões em 2011, resultado 14,48% superior ao obtido em 2010, segundo levantamento da consultoria Economática e divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo.
       Com menos gente para atender, os clientes vão "chiar", mas continuarão utilizando os bancos e alimentando seu lucro, não têm escapatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário