29 junho, 2012

Festa tucana confirma candidato e união com DEM. Mas vice esta disponivel para PMDB

Convencao-tucanos-blumenau
Entusiasmo e clima festivo na convenção tucana
    Enquanto no Teatro Carlos Gomes transcorria uma festa cultural, no Centro Cultural 25 de Julho a festa era política. Ambos os símbolos de cultura e tradições germânicas da cidade estiveram em efervecência ao mesmo tempo, na noite desta quinta-feira. Num, a homenagem a Heinz Geyer (veja texto neste blog), no outro, a animada convenção que lançou, oficialmente, a candidatura de Napoleão Bernardes a candidato a prefeito. E com ela, a aliança PSDB-DEM.
     Balões azuis, amarelos, brancos; fitas nas mesmas cores decorando teto e paredes, muitos papéis picados e, ao final, o espocar de rojões, evidenciavam o ânimo e a boa expectativa de tucanos e seus companheiros democratas, que lotaram o salão do 25. Pipoca, pinhão, quentão e cerveja (esta paga pelo consumidor), foram ingredientes complementares aos discursos vencedores da noite. Lideranças do PSDB e do Dem festejaram a aliança nesta convenção, mas nada foi oficializado com relação ao candidato a vice-prefeito. Pode ser o presidente da Câmara, vereador Jovino Cardoso, com também pode ser a assistente social Karem Gouvea, dizia-se. Mas todos os olhos e ouvidos estão voltados para a noite deste sábado: "Vamos esperar o PMDB", resumiu o vice-presidente do diretório local do PSDB. O cargo de vice, enfim, está reservado ao nome que os peemedebistas indicarem. E isto deve ocorrer sábado, dia 30, prazo fatal para convenções. Os tucanos acreditam que terão os peemedebistas como aliados. "Por tudo que disseram e sofreram neste governo municipal", resume liderança do PSDB.
Napoleao-Convencao
Napoleão, com discurso de vencedor que empolgou correligionários

Cesar-Paulista-Napoleao
César e o candidato, no mesmo jogo
                         

Viver é lutar. Homenagem a um inesquecível maestro

Orquestra-Coral-HeinzGeyer
Coros do 25 de Julho, orquestras e solistas na homenagem a Geyer
    Foi uma noite como nos velhos tempos, naqueles que fizeram Blumenau ser conhecida como uma cidade que respirava cultura. O concerto "Viver é Lutar", homenagem do Teatro Carlos Gomes e Escola de Música ao maestro, pelos 30 anos sem o compositor, arranjador Heinz Geyer, nesta quinta-feira à noite, foi isso, uma volta aos bons tempos. E lotou os 680 lugares do teatro que muito deve ao trabalho deste profissional da música nascido em 1897, na cidade de Mülheim an der Ruhr (Alemanha) e que se radicou em Blumenau em 1921.
    Heinz Geyer, falecido em 1982, organizou a primeira orquestra sinfônica da cidade, no tempo em que o atual Carlos Gomes se chamava Sociedade Teatral e Musical Frohsinn, formou e regeu coro sinfônico. Compôs obras para orquestras, coros, óperas baseadas em canções folclóricas, canções para coro infantil, obras para balé e inúmeros arranjos. Este acervo começou a ser catalogado somente no ano passado.
     Nesta quinta, a diversificada platéia que acorreu ao Teatro Carlos Gomes foi brindada com nove composições de Geyer, executadas pelos pianos de Paulino Junker Júnior e Bruno Leonardo Theiss; pelos coros Masculino LiederKranz e o feminino do Centro Cultural 25 de Julho, pelas Orquestra Prelúdio, da Escola de Música e Orquestra da Furb. Roseli Weingarther e Ruth Klein foram solistas; José Carlos Oeschsle, Roberto Rossbach e Luiz Lenzi regentes (dos coros, o primeiro e das orquestras os dois últimos). A abertura desta festa da cultura musical foi a execução do Hino Nacional, ao som das arpas de Gustavo Beaklini e Gabriel Viena e do saxofone de Suelen Mondini.
      Os promotores do evento, Escola de Música do Carlos Gomes e o próprio Teatro, reservaram momentos para homenagear pessoas ligadas afetiva e profissionalmente ao maestro. Eunice Geyer recebeu a homenagem destinada à família; Mária Schwabe Ferreira subiu ao palco pela lembrança à sua mãe, a solista Rita Schwabe, já falecida, que trabalhou com Geyer. Iris Colin Ramers, organista do maestro e Erika Flesch, que era a letrista nas composições do músico, foram outras homenageadas. Esta última representada pela neta, a saxofonista Fernanda Flesch Hoots.
      No saguão do teatro, continuavam em exposição objetos, instrumentos musicais, fotos, documentos e partituras que foram produzidos, utilizados ou que registram momentos da vida deste maestro que elevou, culturalmente, esta cidade. 
Heinz-Geyer
Hanz, em bronze, festeja com seus admiradores
 
Heinz-Teatro-CarlosGomes
Ingresso gratuíto e platéia lotada
Instrumentos musicais utilizados pelo maestro

Heinz-Hino-Nacional
Nosso hino, executado por arpas e saxofone

Coral-Liederkarnz
Os excelentes coros Liederkranz.....

...e o feminino do Centro Cultural 25 de Julho

28 junho, 2012

Da série Coisas (quase) inúteis em Blumenau. Passarela da Furb

Passarela-infratores
Não tem idade limite para arriscar e "poupar" segundos
A passarela não é da Furb, lógico. Ganha este nome por atender, teoricamente, alunos, funcionários, professores daquela instituição, pela localização. Mas foi um investimento quase inútil exigido da empresa Giassi, como poderá constatar quem ficar por ali alguns minutos, nos horários de entrada e saída de alunos, tanto da Universidade, quanto a Etevi, a escola de Segundo que lá funciona. Mas, serei justo, não apenas os alunos de lá. Os que vão ou vem do Senai igualmente ignoram a passarela para pedestres, assim como usuários do supermercado e público em geral. Em 20 minutos que fiquei na Rua Antônio da Veiga, se sucederam as travessias, alguns pedestres passando mesmo em baixo da passarela. Por cima, apenas duas pessoas. Os motivos para não utilizar o equipamento são diversas: "Ah, não vinha carro". "...atravesso rapidinho", "...Por aqui é mais rápido", "
Passarela-entre-carros
Uma "corridinha" para escapar dos carros
Passarela-pra-que
Agora vai dar. Vamos nessa...
Passarela-bandos
Em grupo parece mais seguro....
... ou "em bando" fica mais adequado?
Travessa-Antonio-daVeiga
Caminhar alguns metros a mais é desgastante
Opa! Uma cena incomum. A passarela sendo....
utilizada por pedestres
na passarela tem que caminhar mais"

27 junho, 2012

Privatizar, a solução para superar incapacidade de gestão

      Já repararam como o advogado Rudolf Clebsch, presidente do Seterb, é ágil para se livrar de problemas? Na noite de segunda-feira, ou madrugada de terça, ladrões entraram mais uma vez no depósito de veículos recolhidos pela Guarda de Trânsito e levaram alguns objetos. A reação do presidente foi imediata, como registra a imprensa: vamos privatizar o depósito, anuncia ele.
      Meses atrás ele teve o mesmo lampejo com relação a Rodoviária. Diante da incapacidade de promover as melhorias necessárias, divulgou a solução: vamos privatizar.
      É assim, o poder público vai transferindo suas obrigações à iniciativa privada, mas não reduz o tamanho do governo e tampouco os tributos e taxas. Ou seja, o cidadão paga pelo que os governantes devem fazer e paga outro tanto para quem realmente faz.
      E, nesta linha, temos uma novidade: diante da incapacidade de policiar e fiscalizar, prefeitura e Policia Militar fecham o acesso a local público (a Prainha, para quem não sabe, está fechada ao público durante a noite, a partir das 22h).

26 junho, 2012

Alivio: peemedebistas deixam a Capital com liberdade de escolha

      A reunião de integrantes da Executiva estadual do PMDB com seus correligionários de Blumenau, em Florianópolis, foi no final da tarde desta terça. Às 20h recebi informação de que havia recém-finda e que nada havia se alterado no cenário blumenauense. Ou seja, não foi imposta decisão ao diretório local, como foi especulado ao longo do dia aqui na cidade. O PMDB estadual vai apoiar a decisão tomada no âmbito municipal, seja qual for a opção, disse o interlocutor peemedebista.
      Mas os interessados no apoio deste partido devem ficar atentos a outra reunião marcada para esta quarta-feira, à noite, aqui em Blumenau. Nela, integrantes da Executiva local do PMDB farão nova conversa, provavelmente definindo ao lado de quem, enfim, estarão na disputa eleitoral. Sábado, na convenção do partido, o apoio ficará sacramentado.

Reunião imprevista do PMDB eleva a temperatura no ambiente eleitoral

      A temperatura baixou na cidade esta semana, mas no ambiente eleitoral, está elevada. E nesta terça o clima esquentou, com a chamada das lideranças peemedebistas locais pelos caciques do partido  no Estado, para uma reunião em Florianópolis. Pipocaram especulações, claro, e já havia quem dava como certo pressão para que o PMDB de Blumenau se aliar-se ao partido do candidato situacionista Jean Kuhlmann. Mas, no começo da noite, a notícia é de que o partido deu liberdade de escolha à turma aqui do Vale.
       Integrantes da executiva municipal do PMDB rumaram para a Capital ainda pela manhã. À tarde, os tucanos, que contam ir para a  eleição coligados com os peemedebistas, se mostravam inquietos. O presidente local dos tucanos Napoleão Bernardes e o vice, Raimundo Mette, diretor da Câmara de Vereadores, ficaram longo tempo conversando no gabinete deste último. Conversa compartilhada com os vereadores Marcos Wanrowisky, também do PSDB e Marcelo Schrubbe, do DEM, partido que há tempo anunciou sua aliança na candidatura Napoleão.
  Em clima de incerteza, uma brincadeira com o articulador do governo Braz Roncáglio
     Ao final do encontro, questionado sobre a possibilidade de não contar com o PMDB, Napoleão, sorridente como sempre, disse apenas um "vamos em frente". Já Raiumundo Nette não escondeu o descontentamento: "O coronelismo já acabou, há tempo, será que não perceberam? Devem deixar cada diretório fazer sua escolha e não impor a vontade dos coronéis". E se mostrou indignado com a possibilidade de os peemedebistas apoiarem o candidato governista: "Nem eles nem nós tivemos o que foi prometido quando fizemos a aliança, e devem lembrar disso. Já fizemos nossa parte, agora vamos seguir nosso caminho", disparou o vice-presidente tucano.

Na onda das ilegalidades, tem o capitulo Décio Lima também

       Publiquei notas sobre irregularidades dos governos Kleinubing. Mas, a bem da verdade, isto não é exclusividade deles. Décio Nery de Lima igualmente está às voltas com a Justiça por problemas semelhantes. Teria feito divulgações da Promenor, uma fundação, em programa de rádio custeado pelo municipio, em agosto de 2003. E nele citava a participação da deputada Ana Paula de Lima na liberação de verbas destinadas àquela instituição.
      Os opositores do governo não gostaram, lógico. E Jean Kulhmann   entrou com uma ação popular ainda naquele ano, pedindo que fossem retirados do ar dois programas e o ressarcimento dos valores pagos pelo município.  O promotor público Gustavo Mereles Diaz entendeu ser parcialmente procedente e considerou "espantoso" que a equipe da Secretaria da Comunicação não fosse orientada para as vedações do parágrafo 1., do art.37 da Constituição. (Bem promotor, mas isto parece que também não aconteceu com outros prefeitos, né).
      Em 2007 a juiza Maria Teresa Visalli da Costa Silva deu sentença  condenando o Municipio a "abster-se de mencionar ou referir-se a nomes de autoridades de forma a caracterizar-se promoção pessoal". E condenou o então prefeito e a deputada a ressarcirem aos cofres públicos os valores gastos com a produção e veiculação dos programas referidos na ação popular.  A ação tramita agora no Tribunal de Justiça e dia 18 deste mês deu entrada na Terceira Câmara de Direito Público.
     

24 junho, 2012

Justiça reconhece irregularidades, mas pleito equivocado impede condenação

    A ação popular ajuizada pelos advogados Marchiori e Nones, em 1990, pretendia que os responsáveis diretos - Waccholz, Silveira e Borghesi - e o beneficiário Vilson Kleinubing fossem condenados ao pagamento de perdas e danos aos cofres públicos. O processo passou por cinco juizes e igual número de promotores públicos. Dois dos réus morreram no andamento do caso, o ex-prefeito Vilson Kleinubing, em 1998 e Carlos Waccholz, em 2005.
      Em 2008 o mesmo promotor público que agora pediu à Justiça a suspensão da publicidade do governo municipal, Gustavo Mendes Diaz, requereu que fosse oficiado o juizo da capital, onde "provavelmente" tramitou o inventário. Isto porque João Paulo Kleinubing, intimado na época a indicar o sucessor no processo, não o fez.
     O processo passou por diversos juízes, até que o magistrado Osmar Tomazoni deu sentença, em março de 2010. Entendeu que Silveira e Borghesi não tinham nada a ver com as publicações irregulares e considerou que o pleito dos autores da ação foi equivocado.  Deveriam ter pedido a anulação dos atos que autorizaram as publicidades e publicações, sentenciou. Como foi proposta a ação, "tornou impossível a condenação dos réus". Mas não deixou de reconhecer a justa motivação da causa: "Não era a solução que se gostaria de dar à causa, haja visto os candentes indícios de irregularidade. Mas é a solução que o sistema jurídico impôs", acrescentou o magistrado.
       O enorme volume desta ação popular ficou parado na Vara da Fazenda, em meio a outros 10 mil processos. Na quinta passada, quando fui em busca de informações sobre seu andamento, fiquei surpreso ao saber que estava em regime de "segredo de justiça" e questionei o porquê. Levada minha dúvida ao atual titular da Vara, Dr. Edson Marcos Mendonça, ele igualmente mostrou-se admirado. Afinal, tratava-se de ação popular. Pediu tempo para examinar os autos e no dia seguinte, sexta, encaminhou o processo para o cartório da Vara, com seu despacho. Isto praticamente encerra a questão, creio eu, embora, tecnicamente, os autores possam recorrer.

Coincidência: publicidade faz pai e filho réus quando prefeitos

       A família Kleinubing vai sorrir quando ler ou souber desta nota. Pelo menos de parte do conteúdo. Graças à minha curiosidade o processo que se  arrastava desde 1990 tendo Vilson Pedro Kleinubing - e depois sua viúva Vera Maria Kleinubing - como um dos réus, teve um final, na sexta-feira, 22. O juiz Edson Marcos de Mendonça, da Vara da Fazenda Pública deu despacho: "Cumpra-se a sentença". E a sentença emitida dois anos antes, determinava o arquivamento do caso.
       Dias atrás o atual prefeito João Paulo Kleinubing viu-se na condição de réu por ilegalidades na publicidade de seu governo. Há exatos 12 anos seu pai, então prefeito de Blumenau igualmente era arrolado por irregularidades na publicidade de atos do governo. Com ele foram indiciados o então presidente do Samae, Carlos Waccholz e os diretores financeiro e técnico da autarquia, Santo Silveira e Luis Borghesi, respectivamente.
       Os advogados Antônio Marchiori e Lucinio Manoel Nones apelaram aos tribunais, em ação pública, por causa de publicações no jornal do Samae (40 mil exemplares distribuidos à população), e em anúncios em jornal estadual e comerciais no rádio e TV, que divulgavam obras da autarquia, exibindo fotos e entrevista do então prefeito e do presidente do serviço de água. "Um verdadeiro culto à imagem pessoal", apontaram os autores. E o mais estranho, registraram, era que as obras exibidas nas publicações eram do ano anterior, 1989. E 1990 era ano eleitoral, quando Vilson Kleinubing concorreria ao Governo do Estado.


Leia mais na nota: "Justiça reconhece irregularidades, mas pleito equivocado....."

21 junho, 2012

Entrar no Forum, só depois de identificado

    Entrar no Forum de Blumenau está mais....digamos...demorado, se você não for funcionário da casa ou advogado. É que há dois meses o acesso só é possivel após identificação, inclusive com direito a foto. A medida foi adotada para dar mais segurança a quem trabalha ou usuários da Justiça, disse a secretária do Diretor da instituição, Cristina Range. "No começo foi difícil, ouvimos muita reclamação, pela demora no atendimento. Mas houve ajustes, colocamos senha e agora as pessoas acostumaram", observa ela.
Forum-Identifica
Senha e foto para entrar no Forum
    Circulam pelo Forum até 700 pessoas por dia, além dos 350 servidores. A média é de 450 pessoas e este é o primeiro do Estado a implantar o serviço de identificação. Após chamada pela senha, a pessoa apresenta documento de identidade e uma câmera digital registra sua imagem, que fica armazenada nos computadores. A intenção é melhorar o sistema para que a identificação seja por CPF e dispensada a necessidade de foto a cada vez que o cidadão entra no Forum, como já acontece há tempo no Tribunal de Justiça de Florianópolis, explica a secretária. Mas esta melhoria virá somente após a reforma que está prevista para ser feita no prédio do Forum.

Antes candidato a prefeito, Naatz pode disputar a vereança

     Os pedetistas, herdeiros de Leonel Brizola, como esta ocorrendo com a maioria dos demais partidos, fará sua convenção municipal dia 30. É o último prazo estabelecido pelo calendário eleitoral. Mas já está praticamente decidido o encaminhamento para a eleição, segundo me disse, nesta quinta, o advogado Benjamim Coelho, presidente local do PDT. A coligação imutável com o PT e, provavelmente dois candidatos a vereador, os igualmente advogados Ivan Naatz e Roberto da Luz. O primeiro abriria mão da candidatura a vice-prefeito. Provavel no caso é porque ainda esperam pela definição da coligação.

20 junho, 2012

Tucanos e quatro "nanicos" marcam convenções

   Na reta final, os partidos começam a definir suas convenções municipais. Os tucanos (PSDB) se reuniram nesta terça-feira à noite e marcaram para dia 28, no Clube 25 de julho. Outros quatro partidos, pequenos, já decididos a coligar com o PSD, farão uma convenção conjunta. Marcaram para o último dia do prazo definido pela Justiça Eleitoral, 30 de junho. PR, PRB, PSL e PPS, no Clube Vasto Verde, a partir das 16h.
    Murilo Campos, da Executiva do Partido da República - comandando aqui por Edson Brunsfeld - disse que é natural esta convenção coletiva já que a aliança entre eles está definida. Falta acertar como será a composição da chapa proporcional. Seu partido está com 27 candidatos definidos, sete dos quais mulheres, "afinal, faz um ano que trabalhamos para esta eleição", diz ele. É provavel que coliguemos com outros dois partidos na proporcional, estima.

19 junho, 2012

Sabia? Poluição sonora paga com dinheiro público

     O fato não é novo, aconteceu em janeiro e fevereiro. Na ocasião, quase todos percebemos, claro: carros-de-som circulando pela cidade, espalhando com seus altofalantes convites para participar da Sommerfest. Foram 168 horas, durante oito dias de janeiro e quatro de fevereiro, deste barulho extra que se somou as outras dezenas de veículos do gênero que propagam supermercados, lojas, gás, festas, etc etc.
     O novo para mim, porque somente agora fui dar uma olhada na "Transparência Blumenau", é que quem pagou tudo isso foi a Prefeitura Municipal, apesar de a festa ser coisa da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau-Proeb (que tem o nome de fantasia Parque Vila Germânica). Sairam dos cofres públicos para pagar "um carro pequeno" ( a R$ 38,00 a hora) e um "caminhão com gerador" ( R$ 57,00 a hora), de uma empresa, conforme os empenhos 1-2012/219 e 220, R$ 7.752,00.
      A despesa está identificada no curioso item "Programa Gestão e Modernização Administrativa do Governo".  Tá no portal da prefeitura, mas já aviso, é preciso ter paciência para chegar até às informações. São necessárias idas e vindas e se usar como browser (navegador) o Internet Explorer, porque no Mozilla ou no Chrome, não abre.

17 junho, 2012

Mobilidade 2: Uma bike aparentada com moto

Bike-trac
A Track, superincrementada e equipada
       Mas a bike de Sebastião está muito diferente daquela que saiu de fábrica. Alongou o escapamento; instalou uma bateria de 9 ampéres e pisca-pisca para sinalização, ambos de motos. Colocou buzina, alarme, odômetro e rádio. Completam os acessórios antena, apara-barro, um bauleto para baguagem e até uma placa. O rádio já teve que substituir, pois dias atrás foi roubado, quando deixou a bicicleta na Rodoviária e optou por ônibus para ir ao Centro. Não levaram o veículo porque o alarme disparou, conta.             
        No trânsito ainda não teve problemas. "Só ando na mão do trânsito e respeito a sinalização", diz ele. Já enfrentou a BR-470 em viagem para Apiúna e Indaial e tão logo se aposente, já tem outra aventura maior programada: quer ir a Otacílio Costa (180 km de Blumenau), sua terra. Em gasolina vai gastar uns dois litros (o tanque comporta 1,5) e em tempo, talvez 8 horas, imagina, contando com paradas e o esforço maior nas serras. Receio do trânsito na rodovia ele não tem: "Controlo no retrovisor. Quando a pista está livre ando no asfalto, quando vem carro, passo para o  acostamento", ensina.
bike-motor
Motor dois tempos, autonomia de 80 km/l
Bike-painel
Rádio, odometro, pisca-pisca de moto
        E assim vai e vem o Bastião, cauteloso, reservado e arredio, principalmente diante de uma câmera fotográfica.

Mobilidade: Lá vai o Bastião, com sua bike motorizada

       Talvez você já tenha visto. Magro, inevitavelmente com capacete de ciclista, circula diariamente, em especial entre os bairros Ponta Aguda, onde reside, e Victor Konder, onde trabalha. Vai em vem há anos, de bicicleta. Mas, desde o ano passado, não é uma bike qualquer. É um veículo único na cidade, por suas características e, principalmente acessórios.
Sebastião, um moto-ciclista, que não gosta de fotos
       O ciclista, personagem nesta nota, é Sebastião Constante, um trabalhador com 53 anos de idade, reservado, que percorre algo em torno de 12 quilômetros diários para ida e volta ao trabalho. Não usei o verbo pedala, pois isto ele faz raramente, andando com uma Track motorizada. Há um ano este é seu veículo. De fabricação nacional, com motor de 48cc, dois tempos, pode alcançar até 40km/hora, com um consumo de 80km por litro. Antes ele andava com uma bicicleta elétrica, que ainda mantém e usa eventualmente.

Leia mais em Mobilidade 2
   

16 junho, 2012

Este blog, uma vida de quatro meses e 207 postagens

   Há exatos quatro meses (17 de fevereiro) este blog era colocado no ar, sem maior pretensão do que a de compartilhar informações, expor deficiências e ineficiências do poder público, falar sobre personagens da cidade, exibir imagens do cotidiano.
    Neste período, 207 notas foram postadas, com acessos, que ultrapassam as fronteiras da cidade e do país. Internautas dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Itália (em ordem decrescente)  visitaram o blog. Curioso o registro de acessos na Letônia e Malásia.
     As estatísticas confirmam a supremacia da Microsof com seu Windows. Este é o sistema operacional de  83% dos leitores do blog (Linux tem 6% e o iPad 3%). Quanto ao navegador, a ferramenta do Google, o Chrome, lidera, com 46%. Seguem-se Internet Explorer, 24%; Firefox, 18% e Safari, 5%.
    A postagem sobre a arte do Pfau e suas minusculas esculturas feitas com peças de relógio é, até então, a mais visualizada. Quase tão acessada foi a matéria sobre um possível candidato da vereador do PMDB, Gustavo Machado, publicada em meados de março. Também aparecem, entre as mais lidas, o encontro de Fuscas na Vila Germânica; a arte em papelão retratando entidades da Umbanda; o abandono em que se encontra o monumento às mães. A Cãominhada; a relação de veículos do pátio do Seterb na eminência de irem à leilão e o risco ao Tamarindo, por obras da Foz do Brasil tiveram o mesmo número de leitores. E logo em seguida, a determinação judicial ao prefeito Kleinubing para que cesse a divulgação de propaganda nos veículos de comunicação.

14 junho, 2012

Bancários protestam, contra bancos que lucram bilhões, e demitem milhares

Bancarios-HSBC-protesto
     O posto de atendimento do HSBC na Prefeitura e a agência da Rua XV de Novembro ficaram fechadas ao público nesta quinta-feira. Desta vez não foi por causa de greve, mas protesto de âmbito nacional contra redução gradativa e acentuada da mão-de-obra neste banco, um dos maiores do mundo. "Os bancários estão fazendo o trabalho de dois ou mais, e os clientes se irritam pela demora no atendimento", diz Osni, dirigente do Sindicato dos Bancários de Blumenau. E a exasperação dos clientes sobra para os bancários, claro, observa ele.
       Protesto semelhante houve na semana passada no Itaú, banco que pretende enxugar em 10 mil bancários o seu quadro, tendo demitido seis mil, já. Tá certo o banco, afinal, no ano passado a instituição lucrou "apenas" R$ 14,6 bilhões no ano passado. E os 25 bancos brasileiros de capital aberto tiveram lucro de R$ 49,4 bilhões em 2011, resultado 14,48% superior ao obtido em 2010, segundo levantamento da consultoria Economática e divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo.
       Com menos gente para atender, os clientes vão "chiar", mas continuarão utilizando os bancos e alimentando seu lucro, não têm escapatória.

Proposta: Fim dos partidos políticos e um basta na hipocrisia

     Leio na Coluna da Gionava, no Santa e fico estarrecido, declaração da deputada e candidata a prefeita de Blumenau, Ana Paula Lima, sobre a possibilidade de aliar-se ao PSD de Kuhlmann, na busca ao cargo. "Porque não no primeiro turno.Política de faz com relacionamentos", teria dito ela, diante da hipótese levantada em encontro com o  também deputado Ismael dos Santos, em um almoço.
     Não duvido. Mas isto me leva a uma sugestão, pois estes "relacionamentos" estão cada vez mais habituais. Mude-se a Constituição Federal; acabe-se com os partidos políticos e seus inúteis programas partidários. Acabe-se com a hipocrisia política. Transforme-se os cargos políticos em profissões. Mas, se mantenha, claro, o diferencial: não é necessária qualificação profissional (nem moral) para prefeito, deputado, vereador ou governador. Como é hoje.

13 junho, 2012

Homenagem na praça ao turista ausente

      Nesta quarta-feira teve uma movimentação incomum na habitualmente sossegada Praça Dr. Blumenau. Banda típica, crianças de escolas com apresentações de dança, grupo folclórico exibindo danças que teriam aportado aqui com os colonizadores. O casal Vovô Chopão, claro, também estava lá, assim como a Rainha e Princesas da Oktoberfest. Uma tenda da Secretaria de Turismo e outra do Museu da Hering completavam o cenário.
Turismo-Vovo-Chopao      Um cartaz esclarecia o motivo aos desavisados: 13 de Junho, Dia Municipal do Turista. Esta data foi criada por lei no ano passado, proposta pelo vereador Roberto Tribess (PMDB). Não entendi se o objetivo é homenagear os turistas que nesta época são escassos por aqui, ou uma tentativa de atrair alguns visitantes mais.
  

Turismo-Praca-BlumenauTurismo-Rainha-Oktoberfest

Veículos quebram e coleta do lixo reciclável falha. De novo

reciclavel
      Uma das iniciativas que o governo municipal de Blumenau que assumir em janeiro próximo deverá rever, sem dúvida é o serviço de coleta do lixo reciclável. A tarefa foi assumida pelo Samae, mas é executado com precariedade. Esta semana, por exemplo, dois dos nove veículos disponíveis (entre os quais uma camionete da empresa que recolhe o lixo comum, para a coleta no Centro), estão na oficina, sem previsão de retorno. Com isso, na segunda e terça-feira não houve coleta em vários bairros - algo em torno de seis toneladas foram para o lixo comum, só nestes dois dias. Na minha região (Itoupava Norte, entre Vompar e Rodoviária) o recolhimento foi feito no meio da tarde, após diversos telefonemas aos responsáveis pelo setor no Samae. Ora são veículos quebrados, ora faltam coletores (uma causa apontada em vez anterior em que o reciclável ficou na rua, sendo levado depois pela coleta normal).

Bandidagem acompanha crescimento da cidade

       Ainda sobre a estatística da PM, fica claro que, assim como a cidade avança na região norte, a bandidagem também vai para lá. Dos 197 roubos de veículos que aconteceram de janeiro até esta terça-feira, a maioria ocorreu na Fortaleza Alta, Fortaleza (Rua Francisco Valdieck) e Itoupava Norte (2 de Setembro e 1.de Janeiro). Itoupava Norte se destaca no item furto a residência, com 40 dos 348 casos na cidade, nos cinco meses e 12 dias do ano. Mas em estabelecimentos comerciais, com 92 roubos registrados, aparecem no topo da lista Àgua Verde, Fortaleza Alta e Itoupava Central.
       Por falar em roubos, a média deste tipo de ocorrência em Blumenau - "a melhor cidade para se viver em Santa Catarina", segundo a publicidade da prefeitura que a Justiça mandou tirar do ar -, foi, nos últimos 12 meses, de 195,33 para cada grupo de 100 mil habitantes. No Estado, ficou em 152,97 roubos para cada 100 mil habitantes. Mas há um consolo: o índice de homicídios aqui foi de 8,73 para cada 100 mil pessoas, de maio de 2011 a maio deste ano, enquando em Santa Catarina foi de 13,7. Quer dizer, temos, aparentemente, mais ladrões e menos assassinos.

12 junho, 2012

Má-educação e comportamento antisocial do povo ocupam tempo da PM

       Nesta terça vi uma notícia na emissora RicRecord; que provocou minha curiosidade: uma estatistica da Polícia Militar apontando o Bairro Itoupava Norte a região mais violenta da cidade. Bem fui conferir. O levantamento é resultado de uma inovação da PM, que passou a utilizar o software Bussines Inteligent, que coleta informações nos diversos sistemas e planilhas que são elaborados isoladamente e apresenta detalhadas estatísticas. As informações, mostrou-me a Tenente Maria, Relações Públicas do 10.BPM, vão de ocorrências até número de punições ou elogios aplicados à tropa, passando por diversas outras informações que contribuem na organização e gerenciamento do trabalho.
      Como o que interessava eram as ocorrências, limitei-me a estes números. E o que observei é que o problema maior na cidade não são roubos ou crimes diversos, mas a má-educação e a falta de respeito das pessoas. Das 20.900 ocorrências registradas de janeiro até agora, 1.636 foram causadas por perturbação do sossego ou trabalho alheio. E 1.241 por atritos, discussões. Ou seja, 10% do trabalho policial foi ocupado pela atitude anti-social de parcela da população.
     E tem mais, dentro desde aspecto comportamental: enquanto no Estado há um registro de 111,32 ocorrências por danos ao patrimônio público ou particular para cada grupo de 100 mil pessoas, em Blumenau esse número sobe para 172 por 100 mil.
     Ainda com relação aos números gerais, quase 30% ( pouco mais de 5 mil ocorrências) não deram em nada (a situação que provocou o chamado já não existia,  por exemplo). Outros 10% foram verificação ou abordagem de suspeitos e 1080 casos de furtos.

Eu me orgulho: Justiça manda Kleinubing suspender propaganda

     A Justiça deu um basta na gastança de dinheiro público promovida pelo governo municipal, com a sentença do juiz Edson Marcos Mendonça, da Vara da Fazenda Pública. Ele deferiu liminar proposta pelo Ministério Público, determinando que o governo municipal suspenda, de imediato, a veiculação da campanha publicitária "Trabalhando sério pra gente se orgulhar". A logomarca "Blumenau 2050" deve igualmente sair de circulação. A multa diária, em caso de descumprimento, é de R$ 5 mil.
      O promotor Gustavo Ruiz Diaz, da Moralidade Pública, autor da ação, entendeu que o governo não esta trabalhando tão sério como vinha propagando nos comerciais inseridos em veículos de comunicação da cidade. Para ele, a publicidade fazia a promoção pessoal do prefeito João Paulo Kleinübing e do seu partido, o PSD. O juiz Edson Mendonça viu da mesma forma e na tarde desta terça-feira expediu mandado de citação e intimação do prefeito, com classificação de "urgente", indicando como locais para o réu ser encontrado pelo oficial de justiça a própria prefeitura ou em seu endereço residencial.
Mandado        Diz o magistrado, no mandado: "Determino aos réus que se abstenham de utilizar na comunicação governamental o slogan "Trabalhando sério pra gente se orgulhar" e a logomarca "Blumenau 2050". Suspendo, de imediato, a publicidade (distribuição) daqueles materiais (...) independente do veículo em que divulgados (impresso, áudio ou vídeo)".
        Materiais publicitários de divulgação das atividades da Administração Pública Municipal deverão conter apenas a bandeira municipal como única marca oficial, conforme estabelece o artigo 1.da Lei Municipal 4.964/98, salienta o magistrado em sua decisão.

11 junho, 2012

Foz faz estragos na Via Expressa

 buraco-Foz-Brasil    Quando passo pelo acesso à Via Expressa, vindo da 2 de Setembro, tenho a nítida impressão que aqueles engenheiros da Prefeitura Municipal, encarregados de fiscalizar o estado da via pública após a passagem da Foz do Brasil, não estão mais trabalhando. A restauração do asfalto naquele ponto foi tão mal feito, que vulgarmente pode ser classificado como "serviço porco". Um exagero, claro, pois o animal usado na expressão não raciocina. A qualquer momento pode ocorrer um acidente de trânsito no local, pois para escapar das saliências e reentrâncias, motoristas avançam bruscamente para a pista da Via Expressa.
Asfalto

No dia seguinte à publicação desta nota a empresa refez o asfalto naquele local.
Buracos-Foz-ViaExpressa

Tamarindo sob ameaça de obras da Foz

No começo estava assim, protegido
        Em março, quando iria começar obra para instalar tubulação do esgoto na área onde foi replantado o Tamarindo, em 1998, a empresa Foz do Brasil providenciou um tapume bonitinho ao redor da árvore, para protegê-la. Até chamou representantes da Acaprena (Associação Catarinense de Preservação da Natureza) para mostrar o quanto cuidadosa é. Enganação.
       A medida que o trabalho avançou, o tapume sumiu e tá lá a árvore, cercada de tubos enormes, operários, madeiras, retro-escavedeira e outros materiais. Bom momento para uma nova visita da Acaprena.

Rede-esgoto-Tamarindo
Mas agora, a proteção sumiu e ficou no meio do canteiro de obras

Vai começar a Semana da Bicicleta. Mas não aqui, lógico

semana-bici
         Esta não é coisa nossa. Mas não resisti. Enquanto por aqui os amantes de bicicleta lamentam o descaso das autoridades, clamam por ciclovias e por mais respeito dos motoristas, para poder usar o veículo, em Barcelona os administradores públicos promovem a Semana da Bicicleta. Tá no blog http://soldebarcelona.blogspot.com.br . Os barceloneses terão oficina de bike, quer dizer, dicas e orientação para consertar o veículo, e até aulas para aprendizado de quem não sabe andar, entre outras atividades. Dá inveja.

09 junho, 2012

Liquidação de livros usados por mais duas semanas

     Gosta de ler e quer livro barato? Aproveite  a liquidação da Book Center, que está oferecendo 50% de desconto em livros usados, o que significa encontrar bons títulos por R$ 7,00 e até R$ 5,00. Claro, são livros que já passaram por algumas mãos, o que, não altera em nada o prazer da leitura. E não são apenas livros: CDs e DVDs igualmente fazem parte da oferta, que vai perdurar pelo menos até dia 20 próximo.
     Nilto José da Silva, que há 25 anos está no negócio de livros usados, deflagrou a promoção pensando em reduzir um pouco o estoque de suas lojas porque uma delas, a instalada no Alto da Rua XV (próximo à Galeria Brasília) será fechada. O valor do aluguel reajustado inviabilizou sua manutenção, diz ele. Continuarão abertas a pioneira, na Rua 7 de Setembro e a da Rua XV em frente à Praça Dr. Blumenau.
Nilto-livros-usados
Nilto fazendo promoção no sebo porque vai fechar uma loja
     A promoção começou há duas semanas e movimentou bastante as lojas. "Muito cliente novo apareceu e muitos que não sabem que também vendo livros novos a preços mais em conta", comemora Nilto. Também atraiu compradores de outras cidades, que vêm aproveitar os preços para reforçar seus estoques ou para vender para terceiros.

08 junho, 2012

Em meio a feriados, imagens da cidade

Engraxate-blog
Charles, há dois anos dando brilho a sapatos
      Dia estranho esta sexta aqui na cidade. Feriado para uns, dia de correr às compras para outros, especialmente aos que não resistem ao apelo do comércio, sempre de portas abertas para homenagear alguem. Blog em ritmo de feriado também, com algumas imagens. Entre elas, a de um profissional raro em Blumenau: o engraxate. Em tempo de tênis e sapatênis, ainda há clientes. "Tem muito advogado por ai", observa Chales, o lustrador de sapatos retratado. Trabalhadores no comércio igualmente fazem parte de sua clientela. O preço do brilho: baratinho, só R$ 2,00.

Predios-refletidos
Nas águas do Itajaí, os prédios ficam mais atraentes

Bambu-ponte
As águas subiram, baixaram, e o bambu ficou ali, "plantado" na coluna da ponte. E rebrotou

Poluicao-visual
Não há "lei das placas" que iniba poluição visual como essa, no coração da cidade
bandeiras
Entre lembranças da germanidade, tremulam Brasil e Paraguai

petunias
Petúnias, símbolo da sabedoria e também.....

...espelho da alma, para inebriar e alegrar, como o chope na Vila
choperia

07 junho, 2012

Binário, em marcha lenta, mas até julho fica pronto. Talvez

SaoValentim-1Janeiro
Prologamento com asfalto pronto há 77 dias
         Algumas obras públicas no município andam em marcha lenta. Exemplos estão no sistema viário. Um e o mais evidente pela importância, esta no chamado "binário da Rua Paris". Desde o dia 23 de março esta pronto o asfalto do pequeno trecho aberto como prolongamento da Rua São Valentim, para permitir acesso à Rua 1º de Janeiro. Mas faltavam calçadas e meio-fio. Agora, 77 dias depois, esta etapa ainda não foi concluida.  Faltam pelo menos 50 metros de calçada, mas engenheiro da Secretaria Obras disse ter informado ao secretário Brollo que a via está em condições de receber a sinalização. Este é o último empecilho: pintura de faixas no asfalto, colocar placas e instalar uma sinaleira na esquina com a Rua Romário Conceição Badia. Quem sabe, daqui mais uns dez dias a via seja liberada ao tráfego, para alívio dos motoristas que por ali transitam diariamente. Se o trecho restante de calçada não impedir e a a chuva não atrapalhar, claro
                 RUA DAS PALMEIRAS
rua-palmeiras
Rua concluída, mas sem uso
        Quem passa pela Rua das Palmeiras ou pela Alwin Schrader, vê desde o inicio do ano uma rua aberta e asfaltada, cortando o que uma vez foi o gramado do Blumenau Esporte Clube. Montes de terra, onde já crescem arbustos, impedem a circulação. O que falta para liberar este trecho a ser utilizado para quem vai para a Rua Itajaí ou para a Alwin? Segundo engenheiro Paulo Salles, da Diretoria de Planejamento Viário da Secretaria do Planejamento, falta a Secretaria de Obras implantar o corredor de ônibus entre o terminal da Fonte e a Rua Itajaí. O projeto já esta naquela secretaria, para execução. Mas o mesmo servidor ameniza: a abertura ou não da nova rua não é algo urgente, "pois pouca influência teria no trânsito local". 
        Talvez o cronograma para entrega de obras esteja em acordo com o calendário eleitoral. Até 7 de julho é possivel fazer inauguração, mas até outubro a entrega de uma obra pode somar pontos (quer dizer, votos).
RuaPalmeiras-AlwinSchrader
Terra para impedir trânsito, e cavaletes do Seterb abandonados

      


04 junho, 2012

Em nome do partido, Cim agora vai concorrer

   O advogado César Cim, que até há alguns dias estava fora da campanha eleitoral deste ano, reviu seus planos. Incentivado, ou impulsionado, pelo partido (agora está no PP), concorrerá a vereador. Já está informando seus possíveis cabos eleitorais da mudança. Entre os argumentos que o fizeram mudar de ideia, está o de que, ficando afastado nesta eleição, perderia visibilidade para tentar mais uma vez a Assembleia Legislativa em 2014. Além disso, o partido acredita que ele possa fazer uma votação que reforce a legenda e eleja pelo menos outros três candidatos. 

Estação registra 58,4mm de chuva. Itajaí sobe 2m18

   Nove dias depois das chuvas torrenciais que elevaram o nivel do Rio Itajaí-Açu a 3m42cm, a cidade volta a conviver com muita chuva. Das 18h de domingo até 16h desta segunda-feira, choveu 58,4mm, conforme registrou a estação meteorológica Itoupava (próximo à Vila Itoupava), do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Furb. Este volume de chuva provocou elevação do rio de 34cm para 2m52 naquele período. Apesar de intensa e continuada, a chuva foi mais amena do que a do dia 25 de maio, quando foram coletados 92,6cm. A temperatura caiu de 22oC do fim de tarde de domingo, para 15oC no meio da tarde desta segunda.

Para confirmar em breve: Peemedebistas e tucanos, aliados

     Como em um jogo de futebol, o jogo das coligações partidárias será decidido só no apito final, ou seja, quando junho acabar. Mas tem resultados que já se podem antecipar: os tucanos de Napoleão Bernardes contarão com o apoio e os importantes minutos de TV dos peemedebistas, por exemplo. Quem me antecipou isso, neste fim de semana, foi um dos candidatos a prefeito, ou vice, do PMDB, César Botelho. "Vamos aguardar o Dr. Renato, mas o partido já esta decidido", disse ele, referindo-se ao indispensável aval do cacique Renato Vianna. Contra esta posição está uma pequena ala do partido, a turma que trabalha com o vice e secretário municipal da Habitação Rufinus Seibt. Estes querem o partido trabalhando para o candidato do prefeito Kleinubing, com esperança de manter os cargos.

02 junho, 2012

Um presente musical, com sabor de raridade

Rolling-Stones
O mega box dos Rolling, edição limitada e numerada
     Se você é fã dos Rollings Stones, esta nota vai provocar uma pontinha de inveja. Ganhei, do Power Music Club, o portal de músicas da GVT, o "box set" que a banda lançou no ano passado, com 45 CDs. São 173 faixas musicais, acondicionadas em uma caixa rosa, com aquele bocão que identifica o grupo e mais um livreto em capa dura, com textos com histórico da banda e das gravações, fotos, produzido pelo jornalista ingles Paul Sexton (ainda aprenderei inglês para ler, entender, e tirar proveito desta publicação). 
     Os singles, alguns com duas músicas, outros com quatro ou cinco faixas, apresentam o trabalho dos Rollings Stones de 1971, considerado o ano zero do grupo, com "Brown Sugar", até "Biggest Mistake", de 2006. Entre eles, há alguns remixes e, segundo informações da época do lançamento, 83 faixas que nunca foram lançadas oficialmente.
    Como e porque ganhei? Simples, participei de um concurso, mandei uma frase sobre o grupo e a relação com o portal, que foi selecionada com uma das dez melhores. E dez autores eram premiados.

01 junho, 2012

Ano Eleitoral: O dique da Fortaleza agora vai!

Dique-Fortaleza-Obras
Finalmente, retomadas obras no PI 5
        A novela em que se transformou o Dique da Fortaleza, uma das obras previstas para conter ou amenizar problemas de cheias no bairro, parece que se encaminha para o último capítulo. Nesta sexta-feira, 1o de junho, a Rischbieter Engenharia e Construções, deu inicio aos trabalhos de reforma do chamado PI 5. A licitação, vencida pela empresa foi em meados de março, mas somente agora a Prefeitura Municipal firmou contrato para execução dos trabalhos.
        Nesta sexta, diretores e engenheiros responsáveis pelo trabalho estiveram no local e à tarde operários já faziam a limpeza no entorno da construção que abrigará comportas, bombas de recalque e sistema de automação necessário para o funcionamento do sistema. Este dique, no Ribeirão Fortaleza, junto à Rua 2 de Setembro, começou a ser construído pouco depois da enchente de 1992 e, sem ser concluído, teve suas instalações depredadas duas vezes, com roubo de materiais lá instalados. As duas bombas de recalque, compradas pelo governo municipal em 2002, vão ser desmontadas e revisadas, trabalho previsto para quatro meses. O contrato estabelece prazo de seis meses, mas é provável que até outubro finalmente o dique esteja concluído e em condições de conter lançar as águas do Ribeirão Fortaleza no Rio Itajaí-Açú, em caso de enchente (desde que o nível desde fique abaixo do leito da 2 de Setembro). "Faremos o trabalho o mais rápido possivel, pensando na comunidade", disse o engenheiro Marcos Rischbieter, responsável pela obra.