04 junho, 2013

Mais uma Semana do Meio Ambiente, com parque municipal abandonado

    A programação da Semana do Meio Ambiente em Blumenau, iniciada nesta segunda-feira, traz algumas palestras, como a interessante "Disruptores Endrócrinos no Meio Ambiente e Antibióticos Hídricos", ou "Procedimentos para a Realização de Amostragens" ou, ainda, "Monitoramento da Ictiofauna na área de influência da UHE Foz do Chapecó". Todas muito relevantes, sem dúvida. Mas e o Parque Municipal São Francisco, nada? Nenhuma referência, nenhum anúncio de recuperação, reabertura. Ao contrário, se mostra, nesta semana dedicada ao meio ambiente, ainda mais depredado do que estava há 100 dias, quando publiquei nota a respeito neste blog.
    Em fevereiro registrei, com fotos, o abandono em que se encontra aquele parque, "exuberante remanescente de Floresta Atlântica, o ecossistema mais ameaçado do planeta, preservado em pleno centro da cidade de Blumenau". Parecia que nada mais havia para ser depredado. Enganei-me. Voltei lá nesta segunda, 3 de junho, e constatei, ainda havia o que quebrar. Restavam alguns vidros de janela, vitrine de mural intatos. Agora não estão mais: foram quebrados, assim como foi arrebentada a porta de uma saleta, que era fechada com corrente e cadeado. Ficaram pelo chão cacos de vidro, lixo, e folhetos com informações sobre o parque, do qual tirei a frase grifada acima. Além de uma fachada pichada.
    Algum projeto em andamento na Faema? Na ocasião que registrei o abandono da área desde 2008, o presidente da fundação, advogado Anselmo Lessa, sugeriu que eu aguardasse "uns 60 dias, pois haveria novidade". Hoje, terça, 4 de junho, procurei saber se havia algo. O presidente não estava, mas o diretor de Recursos Naturais da Faema, engenheiro florestal Vanderlei Luçoli, que teoricamente deveria saber tudo sobre o parque, disse que não há nada em andamento. Quando mencionei a observação de Lessa, feita em fevereiro, Luçoli complementou: "Existem idéias na cabeça dele. Têm várias idéias para o parque, mas só falando com ele". Maravilha, então, talvez um dia estas idéias sejam libertadas e contribuam para a recuperação e reabertura do Parque Municipal São Francisco, criado em 1995.
Quase ilegível, placa identifica participação do Governo Federal na criação  do parque 

Corrente na porta de pouco adiantou

Ao contrário do aviso, entrada para vândalos e drogados é livre

O descaso com o patrimônio público é evidente. Ou resta alguma dúvida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário