20 junho, 2013

Blumenau segue a onda das manifestações por um Brasil melhor

O país mudará? Talvez, se os políticos se sentirem ameaçados
    Uma pequena multidão, ou grande multidão se comparada a movimentos anteriores de protesto em Blumenau, foi à rua no final de tarde e inicio de noite desta quinta, se unindo aos brasileiros que clamam por um Brasil melhor, sem corruptos e com governos que atendam os interesses da população. A chuva não atrapalhou nem um pouco e o único incidente que presenciei vitimou o fotógrafo Eraldo Schnaider, atingido por uma pedra em frente à Câmara de Vereadores.
    Não sei quantas, talvez umas 10 mil pessoas, participaram da manifestação, iniciada em frente à prefeitura, de onde partiu às 18h15 rumo à Câmara Municipal, passando pela Rua Sete de Setembro e sem articulação. Um grupo de estudantes do Movimento Passe Livre, que se limitou a gritar palavras obscenas à Presidenta da República, e só isso, durante todo trajeto, distanciou-se dos demais manifestantes, dividindo a passeata em dois blocos, até chegar à sede da Câmara de Vereadores. Ali a parada foi rápida, com alguns exaltados lançando criticas aos vereadores, ao aluguel pago e até aos PM (uma dúzia deles), que fazia segurança em frente à porta principal.No retorno, a massa dividiu-se. Alguns seguiram pela Rua XV de Novembro, enquanto a maioria foi pela Beira-Rio, como era previsto.
     Nos cartazes e faixas, manifestações contra a PEC 37 (a emenda constitucional que pretende impedir que o Ministério Público faça investigações) - cartazes eram distribuídos por um cidadão que disse ser de uma empresa -, em defesa de investimentos na Saúde e Educação; contra o deputado federal Feliciano, em favor da Furb federal e até pedindo o fim do exame da Ordem dos Advogados. E teve refrão contra a TV Globo, também. Contra contratos fraudulentos na administração municipal, uso da máquina pública em beneficio próprio e outros atos ilícitos que provocaram a Operação Tapete Negro e a cassação de três vereadores, houve discreta manifestação. Portanto, JPK, vereadores Fiedler, Dias e Robinho, fiquem tranquilos: foram pouco lembrados. Aliás, único vereador que vi por lá foi o Jefferson Forest (PT).
Às 17h30 já tinha muita gente na praça da prefeitura














Os motivos que levaram os manifestantes às ruas....
...expostos em faixas e cartazes














Rosto pintado, como no tempo de Collor


Cidadania, acima de tudo











ABCiclovias estava lá, pedindo paz, reforma política e....

... fim da impunidade















Patriotismo e manifestos pela Nação em evidencia

















O fotógrafo Eraldo, atingido por uma pedra...

...em frente à Câmara Municipal




Macuca, invadida pela turma do Passe Livre

PM, segurança à porta da Câmara e....

presença discreta na manifestação


Um comentário:

  1. Só para corrigir, sobre a PEC 37, não se pode impedir algo que não se possui.

    Desejar que o Ministério Público investigue, é uma coisa, dizer que a PEC 37 vai proibir isso, é uma mentira.

    A Constituição é bem clara quanto ao assunto. O MP pode solicitar investigações, mas quem investiga é a polícia.

    Infelizmente, o ego populista dos promotores de justiça, tem sido usado para jogar a população contra os políticos.

    ResponderExcluir