17 agosto, 2014

Ponte do Badenfurt aberta ao tráfego e caos no trevo da BR-470

 
Complexo viário finalmente pronto, após três anos
     Esta aberta ao tráfego a nova ponte do Badenfurt, ou melhor, complexo viário. A nova ligação cruzando o Rio Itajaí-Açú, melhora a vida de quem entra na cidade pela BR-470 com destino à região Leste da cidade (ruas Bahia e General Osório) ou vice-versa. Mas, toda possível euforia do motorista vai desaparecer ao enfrentar o trevo daquela nova via com a BR-470. Como nada que se faz por aqui é perfeito, o caos naquele ponto será inevitável. Faixa colocada próximo ao trevo já avisa que vem criticas por ai.
Conhecer a nova ponte, a atração do domingo

E o trevo da BR-470 congestionou
      Às 14h deste domingo, pouco depois de concluída a cerimônia oficial de entrega do complexo viário, o tráfego de veículos, pedestres e ciclistas era intenso no local. Tive a impressão que muita gente antecipou o almoço ou deixou a "sesta" de lado para conhecer a novidade. Bonita no aspecto geral, a obra iniciada em 2011, apresenta algumas soluções esquisitas: o túnel para pedestres e ciclistas, por exemplo, 100 metros distante da Rua Bahia. Além da volta que precisarão dar, pedestres já reclamam da segurança: o lugar isolado será um atrativo a assaltantes. Para os ciclistas, foi pintada uma faixa que vai até a rampa que desce para o túnel. A ciclofaixa continua na calçada compartilhada, no outro lado, junto à pista sentido BR-470-Rua Bahia.
      Para economizar verbas, o percurso dos motoristas que trafegam pela Rua Bahia e seguem por esta via ou querem pegar a General Osório, ganhou 1 km mais: ao invés de seguir em frente ou atravessar um viaduto, devem seguir o fluxo de quem vai atravessar a ponte, pegar via marginal, contornar por baixo da cabeceira da ponte para então retornar.
      CAOS NA BR-470
     Mas, é junto ao "trevo de Pomerode", que o novo complexo se tornará mais "visível". Neste domingo, às 14h15, havia filas de carros em todos os sentidos. Na BR-470, de quem chegava vindo de Indaial e de quem rumava para lá (neste caso o congestionamento iniciava pouco antes do Celeiro do Vale; motoristas que vinham de Pomerode precisaram paciência para conseguir chegar ao trevo, pois a fila era longa. Se no inicio da tarde de domingo o transtorno era evidente, no final da tarde e durante a semana provocará muita dor de cabeça. E se o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes decidir esperar pela duplicação daquela via, para uma solução, teremos caos por muito tempo.

Rua Bahia fechada...

...e percurso para motoristas aumentou 1km
Ciclofaixa de 100m....

.... e este não descobriu...

... que deveria descer a rampa, cruza a pista....    
...por um túnel, como percebeu este

E pedestres já reclamam da falta de segurança

A parte boa da novidade termina...
no chamado "trevo de Pomerode"

Nenhum comentário:

Postar um comentário