21 agosto, 2014

Desleixo, e a história vira cinzas

      O dilema do governo municipal sobre o que fazer com o antigo Restaurante Froshimm, no Morro do Aipim, foi resolvido nesta quarta-feira, final de tarde: alguém ateou fogo ao prédio. Em pouco mais de duas horas uma parte da história da cidade virou cinzas. Ironicamente, a Secretaria de Comunicação da prefeitura divulgou nota oficial no inicio da noite informando que o governo "estuda a possibilidade de restaurar o prédio".

     Construido em 1968, inaugurado no ano seguinte, em terreno doado ao município em 1909 pelo filho do fundador da cidade Dr. Hermann Blumenau, o Restaurante Froshimm foi uma das referências gastronômicas da cidade por quatro décadas. Referência pelas características alpinas do prédio, do cardápio com pratos típicos germânicos e pela excepcional vista da cidade que oferecia com suas amplas varandas. Fechou as portas oficialmente em 2012.
     Prédio público, ficou praticamente abandonado pela administração municipal. Depois de denúncias de ocupação irregular, foram colocados tapumes fechando o avarandado e janelas, no ano passado. A administração garante que mantinha vigilantes no local e até sistema de alarma. Mas, no inicio de julho fui lá, constatei que até porta arrombada havia.Informei ao secretário de Turismo, pasta responsável pelo local. Mas, aparentemente, nada mudou e o local continuou com grande frequencia de usuários de drogas.
     A administração pública anunciou, com alarde que o prédio seria vendido, mas que exigiria do comprador, que mantivesse as características e que desse destinação turística ou cultural ao imóvel. Hoje, depois de destruido pelo incêndio que iniciou por volta das 17h da quarta-feira, fitas plásticas "impediam" o acesso ao local. Um vigilante de empresa particular contratado pela prefeitura disse que no início até havia guarda no local, mas foi retirada porque não havia água, energia elétrica, instalações sanitárias no local.
     Na nota oficial divulgada pouco depois do incêndio, a Comunicação da prefeitura disse que foi registrado boletim de ocorrência na Polícia, durante a semana, por tentativa de incêndio e que até câmera de vigilância que havia no local foi roubada. Mas o local continuou, como se constata, no abandono.

















2 comentários:

  1. Típica administração pública incompetente brasileira. Primeiro deixa deteriorar para depois pensar no que fazer. Parabéns, prefeitura de Blumenau. Nem eles investem na cultura e querem exigir isto do comprador.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto e fotos, Celso.

    ResponderExcluir