24 junho, 2014

Foz devolve serviço de cobrança e ligações de água ao Samae

      Uma sutil mudança na fachada de um prédio comercial na Rua Amadeu da Luz confirma a postura que a concessionária Foz do Brasil passou a adotar a partir do ano passado, para "reequilibrar as contas". E significa também um retorno à ordem natural das coisas: sua marca deu lugar à logo do Samae. Ou seja, a área comercial do serviço de água e lixo volta a ser administrada pela autarquia municipal de água de Blumenau.
Área comercial, de volta às origens
       Em 2011, pouco depois de assumir a concessão do serviço de esgoto de Blumenau, a Foz do Brasil tomou conta da chamada área comercial do Samae. O sistema de cadastro, faturamento de consumo, cobrança, instalação de hidrômetros, leitura de consumo, corte de abastecimento de água, tudo passou a ser feito pela Foz. "Foi um equívoco na época" permitir isso, admite o assessor jurídico do Samae José Carlos Oeschler.
       O diretor operacional da concessionária de esgoto, Sandro Stroiek, admite que a empresa deve manter o foco em sua área, o esgoto. "Em 2011 havia 100 mil ligações de água, igual número de usuários da coleta de lixo, e duas mil ligações de esgoto", contabiliza ele. A Foz assumiu uma tarefa que não era dela e arcou com consequências: teve que atender clientes indignados pelo mal abastecidos de água e pelos valores das contas de água e lixo. "70% das reclamações no Procon que nos chegam são relacionadas a água e lixo", observa Stroik.
       A retomada foi formalizada dia 5 de maio e por dois meses, ainda, Foz e Samae trabalharão em conjunto até que a autarquia municipal assuma com exclusividade a administração da área comercial relativa a água e lixo. O setor envolve cerca de 50 pessoas. A Foz manterá funcionário para atender casos relativos ao serviço de esgoto. O Samae, por sua vez, pretende fazer licitação para contratar sistemas de informática e serviços de leitura, ligações e corte de água, segundo Oeschler.

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