01 junho, 2014

Em meio à greve, começa Semana Municipal do Meio Ambiente

   
         Começa hoje efetivamente, e de alguma forma prejudicada pela greve dos funcionários públicos municipais, a "Semana Municipal do Meio Ambiente". Palestras, exposições, mesa-redonda, visitas ao Parque São Francisco estão na programação que encerra no próximo domingo com a caminhada e pedalada das Nascentes. O geólogo e doutor em Engenharia Civil Juarez José Aumond faz a primeira palestra de interesse mais geral, às 19h, na sala multiuso do Senai, mesmo local onde, uma hora antes ocorre a abertura oficial do evento. "As mudanças climáticas e o impacto local" é o tema, certamente relembrando e apontando causas da tragédia que a região viveu em novembro de 2008.
         Há diversas palestras de conteúdo técnico, tratando de reciclagem do lixo, de tratamento de esgotos, de aplicação da NBR ISO 14.001, entre outras. Entre as de interesse mais amplo aponto a do educador ambiental José Sommer, que falará sobre "Consumo e Sustentabilidade", às 13h30 de terça-feira, na Sala Multiuso do Senais. A da professora Luciana Macarini Schabbach, doutora em Engenharia de Materiais, que falará exatamente sobre isto: Materiais, quando o fim pode ser o começo, às 18h30 no auditório do Instituto Federal Catarinense.
        O naturalista Fritz Muller será lembrado, lógico, com exposição sobre seus trabalhos, a ser aberta na quinta-feira, no Shopping Park Europeu. Depois, às 18h30, seu trineto, Horst Karvelage que é filósofo e agronomo, integrante da Nova Acrópole, falará sobre "Sustentabilidade e Evolução", no Senai. Segue, no mesmo local, uma mesa-redonda com participação de Lúcia Sevegnani, Lauro Eduardo Bacca e o presidente da Faema Jean Neumann, com José Sommer como mediador.







Nenhum comentário:

Postar um comentário