08 maio, 2014

Uma caminhada, ou pedalada, para curtir a Natureza.

      Parque Ecológico Artex, Parque das Nascentes e agora parte do Parque Nacional Serra do Itajaí. Se você não conhece ou quer rever esta reserva ambiental que trocou de nomes e donos nas últimas duas décadas, terá uma ótima oportunidade dentro de um mês. Mas estará acompanhado de pelo menos outras 299 pessoas se quiser ir a pé até lá, ou de 59 companheiros/as se preferir bicicleta. A ocasião é única, com o título de Caminhada das Nascentes, número limitado de participantes e foi anunciada formalmente pelo governo municipal, nesta quinta-feira.
      Dia 8 de junho, às 8h iniciará esta caminhada e pedalada, que vai percorrer 11 quilômetros em meio à bela e reconfortante paisagem da Nova Rússia. Contemplação e curtição do lugar é o objetivo primeiro, dizem os organizadores (Superintendência do Garcia, Secretaria Municipal de Turismo, com diversas outras secretarias e instituições como apoiadores, entre eles o Instituto Chico Mendes, que administra o Parque Nacional Serra do Itajaí).
     Quem estiver afim deve inscrever-se no site da Fundação do Meio Ambiente (inscrições abertas até ser atingido o limite de público ou  até dia 27 deste mês). Há uma taxa de R$ 30,00 para cobrir, principalmente, despesa do transporte com vans e micro-ònibus no retorno - do parque até a Estação de Tratamento de Água do Samae, no Progresso, que é o ponto de partida. Neste local haverá estacionamento gratuito disponível e, no parque, os caminhantes e ciclistas poderão saborear um café colonial ao custo de R$ 10,00. Ao longo do caminho haverá água e frutas, em três pontos.
     O PARQUE
      A inspiração para este evento veio do sucesso alcançado, já há três anos pela Caminhada da Vila Itoupava, que este ano reuniu cerca de mil pessoas. E servirá indiretamente para chamar a atenção para a importância do parque e região na preservação ambiental. O parque, com pouco cerca de 5 mil e 300 hectares, pertenceu à empresa Artex até 1988, quando foi doado ao município. Faema e Furb administraram a área até a tragédia climática de 2008 e desde então ficou praticamente esquecido. Agora, com a criação do parque nacional é responsabilidade do Instituto Chico Mendes e para visitá-lo é necessária autorização, pois não é mantida portaria no local, avisa Viviane Daufenback, chefe do parque.

      Endereço para inscrição:
www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-do-meio-ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário