18 novembro, 2014

Arte caigangue junto à Ponte do Tamarindo

     A expectativa de aumento do consumo em função do Natal mobiliza também a comunidade indígena. E com esta motivação quatro famílias de caingangues acamparam no fim de semana que passou em meio à vegetação que sobrevive junto à uma das cabeceiras da Ponte do Tamarindo, no bairro Itoupava Norte. Ali produzem o artesanato que venderão na cidade.
      Cestos de taquara, peneiras, balaios e até aqueles "filtro dos sonhos" oriundos de tribos norteamericanas, tão em moda, estão expostos em frente ao acampamento, bem a vista para quem desce da Via Expressa rumo à Rodoviária, Policlínica ou rua 2 de Setembro. Na tarde desta terça-feira, o caingangue Gilmar produzia pequenos arcos de flexa, enquanto sua mulher fazia casas de pássaros, decorativas, com cipós. Mais ao lado, Edson elaborava uma bicicleta com ganhos de árvores e cipós, que receberia um pequeno cesto, também de cipó. Uma peça decorativa para ser enfeitada com flores e colocada no jardim ou varanda, explicava ele. Logo depois pôs-se a construir um pequeno carro-de-mão, com os mesmos materiais.
     Parte dos objetos, aqueles feitos com tiras de taquara, eles trouxeram prontos de Chapecó, onde vivem a maior parte do ano. E por aqui pretendem ficar até o Natal e, desta vez, melhor equipados do que em vezes anteriores, pois trouxeram pequenas barracas de camping. Sob abrigos de lonas plásticas pretas e sobras de madeiras ficam matérias primas e os objetos confeccionados artesanalmente.





O caingangue Edson, construindo uma bicicleta...

... com galhos e cipós, para decorar....

...quem sabe um jardim, enfeitada com flores



Um comentário: