13 novembro, 2014

Vila EnCantos, projeto inédito de um músico determinado - II

      O Vila EnCantos é um projeto que revela o profissionalismo com que é executado, em todos os detalhes. No aspecto cultural, seu criador busca músicos ou grupos musicais de talento e as apresentações tem infraestrutura que garante a qualidade. Som, luz, tem equipamentos de primeira linha, operados por especialistas contratados. Os espetáculos são registrados com fotos e videos igualmente profissionais e um documentário já foi produzido, o "Viva Vila EnCantos". Até assessoria de imprensa ele contrata.
Schrubbe, promovendo a música com o próprio bolso
      Quanto custa tudo isso? Bem, o ousado Carlos Schrubbe já investiu cerca de R$ 23 mil do próprio bolso, desde 2012 e recorreu a empréstimo de R$ 40 mil para levar em frente sua criação. Desde 2012 contou com alguns patrocínios que amenizam os gastos, como os da Bermo Tubos, da construtora Frechal. Atualmente seu principal parceiro é o Shopping Park Europeu, empresas que acreditaram em sua proposta e na cultura. Há outros apoios como o da Haco, que disponibiliza o local para apresentações.
        PRÊMIO DA ACADEMIA
         Apesar das dificuldades, Carlos Schrubbe se diz feliz. Este ano de 2014 foi especial e compensador. Um convite para o cargo de diretor de Cultura da Fundação Cultural de Blumenau e prêmio da Academia Catarinense de Letras e Artes, são fruto e reconhecimento de seu trabalho. Na Fundação, seu objetivo é criar projetos, buscar verbas e agenciar projetos de artistas locais. A remuneração pelo cargo vai para o pagamento do empréstimo, diz. O Prêmio Edino Krieger, que receberá em Florianópolis, dia 5 de dezembro, deixa-o orgulhoso. Foi eleito Personalidade Musical do ano em aprovação unânime da diretoria da Academia, exatamente pelo seu "Vila EnCantos".
     E, apesar dos custos, as apresentações continuarão gratuitas, pelo menos em 2015. "Quero estimular a contribuição espontânea dos espectadores, diz o músico. E a cada espetáculo ele dá um "empurrãozinho" na platéia, como testemunhei nesta quarta, 12 de novembro: "Gostaram do concerto? Estava ótimo não? Então, valorizem os músicos com quanto puderem", incentivava ele, indicando a caixinha.



Um comentário: