13 novembro, 2014

Vila EnCantos, projeto inédito de um músico determinado - I

      Tem gente - a maioria - que recorre ao dinheiro que conseguiu poupar e a empréstimos, para comprar/trocar de carro; comprar imóvel ou bens de consumo. Carlos Schrubbe, um jovem músico, violinista, de 26 anos, destoa, e transforma-se em um mecenas, um altruista, um sonhador determinado. Digo isto porque desde 2012 ele destina o que tem a um projeto inédito e ambicioso que criou e o conduz de forma solitária: o Vila EnCantos.
   
E não é modesto seu trabalho. Depois de cinco anos de planejamento, pôs em prática com dois objetivos: um pedagógico, outro cultural. O primeiro é destinado ao ensino da música, de forma individual ou em grupo. As aulas são em sua própria casa, no distrito Vila Itoupava, que este ano teve 80 alunos. O segundo, mais ousado, é promover espetáculos musicais de qualidade, uma vez por mês. E com ele já levou bandas, conjuntos, grupos, de formações e repertórios tão diversos como jazz, rock, música raiz (aquela sertaneja caipira), música barroca, blues e até ópera. Promoveu a Semana do Piano, levando dois instrumentos para o salão da Associação Haco.
      INEDITISMO
     Foram, desde 2012, 32 espetáculos para um público que ele estima em 6 mil pessoas, o que dá uma razoável média de 180 espectadores a cada apresentação. Os alunos vem da região Norte de Blumenau (Itoupavas, da Vila) e de municípios vizinhos, como Massaranduba. O público para os shows se origina da sede do município (da Centro à Vila são 25km), e até de outros Estados. Da própria Vila Itoupava, apenas 20%, estima o criador do projeto.
     O VilaEncantos é inédito no país por suas características: o formato; por ter uma agenda fixa mensal; por ser de iniciativa e execução particular e com sede e apresentações no interior do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário