20 janeiro, 2015

Bombinhas não tem coleta seletiva nem esgoto tratado, mas agora tem a TPA

Reciclável que diariamente vai pro aterro sanitário
      TPA é a Taxa de Proteção Ambiental, cobrada de quem entra no município de Bombinhas-SC. Quando faço esta postagem, estava em R$ 21,83 para carros pequenos. A criação foi motivada para que o município tenha dinheiro para ações voltadas a proteger o meio ambiente, diz a prefeita Ana Paula Silva (PDT). Bem, talvez com esta taxa ela restabeleça a coleta seletiva de lixo que já existiu no município. Evitaria, com isso, que milhares de garrafas plásticas, que centenas de latinhas de cerveja e refrigerantes, dezenas de caixas de papelão e algumas toneladas de plásticos e outros materiais recicláveis, fossem lançados em aterro sanitário.
       Sua primeira medida para mostrar efeitos desta taxa, foi substituir velhas e duradouras lixeiras de tubos de concreto, por latões, que em pouco tempo estarão deteriorados e engrossando depósitos de lixo. Alias, não há referência da compra destes latões no portal da Transparência do município, nem como licitação, nem como pregão.
Latões que se deterioram como lixeiras
      E talvez, com o caixa da prefeitura alimentado pela ,strong>TPA, a prefeita acabe com o "lixão" permanente na Rua Amendoeira, esquina com Rua Labradorita, no Mariscal. E poderia aproveitar e retirar os entulhos e lixo lançados na Rua Quartzo, no mesmo bairro.
       Quem sabe o costão do Canto Grande fique livre do lixo depositado sobre as pedras pelos cultivadores de mariscos, ou que as desertas praias Triste, do Cardoso, em Zimbros, sejam visitadas por algum coletor de lixo.
       É possivel, acredito, que o município terá verbas para canalizar os fétidos valões existentes ao longo de diversas ruas do Mariscal. E pedir tratamento de esgoto, em área que o abastecimento de água tratada é precário, me parece exagero.
Entulhos nas ruas do Mariscal

Relaxados usam rua para lançar entulhos, que não são recolhidos

Rua Amendoeira tem um lixão permanente

Lixo e entulhos......

....há tempos lançados na rua Quartzo, Mariscal

Valetões no Mariscal....

... serão canalizados com a TPA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário