14 dezembro, 2014

Embrenhar-se na Nova Rússia é deixar-se cativar pela Natureza

      Neste sábado pela manhã fiz um rápido passeio (algo como umas duas horas) na Nova Rússia. Avancei por estradas nunca antes percorridas, embrenhei-me na Mata Atlântica ciceroneado pelo meu filho, que conheceu aqueles lugares em suas andanças de bike. O prêmio foi desfrutar o sossego, o ruído da água correndo límpida entre as pedras, curtir a beleza das bromélias, admirar uma bucólica, reconfortante cachoeira. Uma queda d´água que estava ainda mais deslumbrante pelas chuvas dos últimos dias. Por fim, nos abastecemos com água potável de uma das tantas fontes naturais. Mas um bucolismo que já sofre ameaças.
       Não aconselho um passeio para aqueles lados - até o Parque das Nascentes, por exemplo, em sábados à tarde e, pior ainda, nos domingos do Verão. A margem do Ribeirão Garcia, a partir do Recanto Silvestre (restaurante há anos em funcionamento ali), vira uma "muvuca" e com frequência a Polícia Militar precisa ser acionada, como no fim de semana passado (6 e 7 de dezembro), contam moradores da região. Uma "multidão" transforma o ribeirão em balneário, carros estacionados no leito da acanhada estrada, indiferentes às placas de sinalização e muita cerveja contribuem para a balburdia.








Um comentário:

  1. Já foi o tempo em que a Nova Rússia era um paraíso nos finais de semana. Lembro de ir por lá na adolescência. Saudade deste pedaço de mata Atlântica.

    ResponderExcluir