18 dezembro, 2014

A cidade perde um cicloativista, um personagem histórico

     Nesta quinta-feira, 18 de dezembro, abro o blog com muita tristeza. Faço-o para registrar a perda de um amigo e personagem histórico de Blumenau: o Wilberto Boos. Incansável batalhador pelo uso da bicicleta como meio de transporte e lazer; intransigente na cobrança do poder público pela implantação de ciclovias e ciclofaixas na cidade; critico permanente à falta de respeito de motoristas aos usuários de bicicleta, foi derrotado por um AVC e infarto, depois de penar algum tempo no hospital.
Boos em sua oficina. No braço a marca de um então recente atropelamento
      Mecânico de bikes, comerciante, Boos era apaixonado pela Natureza e pelo uso da bicicleta. Um cicloativista que liderava grupos para viagens e "pedais" na própria cidade. Membro de primeira hora da ABCiclo estava à frente da organização de dezenas de passeios ciclisticos promovidos por empresas e entidades e que buscavam apoio da associação na organização destes eventos.
      Em julho do ano passado postei matéria relatando um pouco deste querido personagem, aqui no blog. A cidade e os ciclistas perdem muito com sua morte.

14 dezembro, 2014

Embrenhar-se na Nova Rússia é deixar-se cativar pela Natureza

      Neste sábado pela manhã fiz um rápido passeio (algo como umas duas horas) na Nova Rússia. Avancei por estradas nunca antes percorridas, embrenhei-me na Mata Atlântica ciceroneado pelo meu filho, que conheceu aqueles lugares em suas andanças de bike. O prêmio foi desfrutar o sossego, o ruído da água correndo límpida entre as pedras, curtir a beleza das bromélias, admirar uma bucólica, reconfortante cachoeira. Uma queda d´água que estava ainda mais deslumbrante pelas chuvas dos últimos dias. Por fim, nos abastecemos com água potável de uma das tantas fontes naturais. Mas um bucolismo que já sofre ameaças.
       Não aconselho um passeio para aqueles lados - até o Parque das Nascentes, por exemplo, em sábados à tarde e, pior ainda, nos domingos do Verão. A margem do Ribeirão Garcia, a partir do Recanto Silvestre (restaurante há anos em funcionamento ali), vira uma "muvuca" e com frequência a Polícia Militar precisa ser acionada, como no fim de semana passado (6 e 7 de dezembro), contam moradores da região. Uma "multidão" transforma o ribeirão em balneário, carros estacionados no leito da acanhada estrada, indiferentes às placas de sinalização e muita cerveja contribuem para a balburdia.








12 dezembro, 2014

PSD reassume poder na Câmara de Vereadores, como previsto

     Faço esta postagem apenas para confirmar informação aqui divulgada uma semana atrás e fazer uma correção, relacionada à eleição da nova Mesa diretora da Câmara de Vereadores de Blumenau. O PSD que em 2013 era o que poderia ser chamado de oposição, agora está no comando da Casa, com o vereador Mário Hildebrandt na presidência.
      Uma eleição sem surpresa e que deixou a impressão de que somente Ivan Naatz (PDT), não sabia que tudo estava acertado: tentou impugnar o nome de Célio Dias (PR) na chapa, sob argumento de que teve o mandato cassado em votação colegiada da Justiça.
Não deu em nada. E com relação a Dias é a correção que faço: ele entrou na chapa como 1º secretário e não 2º, como previ. Os votos que os elegeram foram igualmente os esperados: Hildebrandt, Antônio Veneza e Marcelo Lanzarin (PSD); Wanrowsky, Jens Mantau (PSDB); Célio Dias (PR), Zeca Bombeiro (Solidariedade), César Cim (PP), Oldemar Becker (PPS) e Marco da Rosa (DEM).
     Beto Tribess (PMDB), que levou a rasteira, pois seria o próximo presidente se o acordo de dois anos atrás tivesse sido honrado, ainda concorreu e com ele votaram os três vereadores do PT (Vanderlei Oliveira, Adriano Pereira e Jefferson Forest) e mais Ivan Naatz (PDT).

02 dezembro, 2014

Acordo prestes a ser ignorado na Câmara, para PSD assumir presidência

     Acreditar em promessa de político, todos já sabem: é como aceitar a existência de coelhinho da Páscoa. Mas, neste final de legislatura na Câmara Municipal de Blumenau fica evidente que nem eles mesmos podem levar a sério seus acordos. Que o diga o vereador peemedebista Roberto Tribess. Indicado como sucessor do presidente Vanderlei de Oliveira (PT), ao que tudo indica verá o Mário Hildebrandt (PDS), ocupar o cargo.
Tribess, vendo o acordo esvair-se.

Mário, de olho na presidência, com apoio do prefeito
      A eleição da nova Mesa Diretora ocorrerá, provavelmente, na última sessão ordinária do ano, quinta-feira 11 de dezembro. Até a semana passada alguns vereadores me diziam que a questão não entrara em discussão e davam como certo o cumprimento do acordo feito quando da escolha de Vanderlei Oliveira para a presidência. Entendimento informal, claro.
      Isto foi no início de 2013. Agora a situação é outra, mais por influência do paço municipal do que dos próprios vereadores. "O Napoleão quer o Mário Hildebrandt", desabafa o próprio Tribess, aparentemente conformado. E o "candidato do prefeito" só não teria os três votos do PT, o do próprio quase presidente (PMDB) e, provavelmente o do pedetista Ivan Naatz. E até a composição da Mesa estaria definida com o PSD agora aliado do governo: além de Mário na presidência, Marcos da Rosa (DEM), subindo de 1º secretário para vice-presidente: o tucano Marco Wanrowisk na 1ª secretaria e o Célio Dias (PR e parte do processo judicial apelidado de "Tapete Negro"), premiado com a 2ª secretaria.
     Mas, "nada está definido e o Tribess pode ser, sim, meu sucessor", disse-me, no final da tarde desta terça-feira o atual presidente, Vanderlei Oliveira.