01 agosto, 2015

Volles, carpinteiros enxaimel, ganham prêmio nacional

     No ano passado o carpinteiro Paulo Volles, a esposa Gisele Diel e o filho Max Volles, foram muito além em sua atividade profissional, que é a construção de casas no estilo enxaimel: elaboraram e executaram um projeto para identificar os imóveis montados com esta técnica germânica em Blumenau. E ministraram oficinas para divulgar e ensinar esta arte. Nesta sexta-feira, 31, colheram um importante fruto: o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Paulo, com a esposa Gisele e o filho Max, premiados
      O trabalho, que registrou e documentou em livro 226 casas enxaimel, foi considerado, com outros três projetos do país, uma "iniciativa de excelencia em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural". Paulo, revelou-me dois dias antes de ser anunciado o resultado que estava entre os finalistas, e exultava, com razão. Ao longo dos sete anos que ele e a família dedicam-se à construção e preservação do enxaimel, tem encontrado pouco reconhecimento e até descrédito pelo trabalho, em Blumenau.
      O projeto, agora premiado nacionalmente, não se limitou a localizar, fotografar e anotar detalhes técnicos de cada casa: Paulo, Gisele e o filho compartilharam seus conhecimentos em quatro oficinas. Eu participei de uma delas. Foram gratuitas e a maioria dos participantes eram de outras cidades e até de outros estados, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal; de Blumenau, apenas quatro interessados, além de mim. E foram estas oficinas, com a transmissão de informações técnicas e culturais, que pesaram bastante decisão da comissão organizadora, aliado ao ineditismo do projeto.
   
Em agosto do ano passado, aulas gratuitas de enxaimel
 A notícia desta importante premiação chegou em meio ao trabalho de preparação das madeiras para a montagem de uma casa em enxaimel na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, também de origem germânica e que igualmente tem uma Oktoberfest. A entrega do premio será em evento em Brasília, no final de outubro, quando Paulo Volles fará apresentação pública do projeto e participará de mesa redonda.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário