|
"Estafados" pelos bancos |
Nesta tarde deparo-me com mais uma manifestação no Centro da capital catalã. Desta vez, aposentados que viram suas economias de anos desaparecerem nos bancos e caixas econômicas. Na porta da
Bolsa de Barcelona, simbolo maior do capitalismo e na rua mais capitalista da cidade, o
Passeig de Gràcia, exibiam cartazes, apitavam e gritavam "ladrões banqueiros, devolvam nosso dinheiro". A 50 metros da loja Diesel, onde alguns e algumas mais favorecidos compravam calças de 700, 800 euros, tendo no outro lado da rua lojas Chanel e Louis Vuitton, as vítimas dos fundos de economia agora falidos, mostravam sua indignação pela "estafa de la banca" (o golpe dos bancos). "Eram fundos de risco, mas não fomos avisados e esta informação só constava em letras miudas que não conseguiamos ler. Agora teremos que esperar 15, 20 anos, para recuperar nossas economias", disse-me um dos manifestantes. Uma revolta que está na web (estafatsperlabanca.org), twitter e facebook .
Reflexos da crise econômica, que gera manifestações semanais nas ruas desta cidade. Já presenciei a dos surdos-mudos reclamando oportunidades de trabalho; dos sem-tetos; outra com questões sociais, a favor do aborto; e pela independência da Catalunha (tema que mobilizou torcedores no Camp Nou neste domingo, antes do jogo BarcelonaXReal Madrid). Um grupo anarquista já convoca para "bicicletada" dia 10 contra os independencistas e contra discriminações e no transporte coletivo, greve reduz horários de ônibus por algumas horas, até sexta-feira (mas sem interferir nos horários de pico).
|
Surdos-mudos querem oportunidades e menos discriminação |
Nenhum comentário:
Postar um comentário