26 março, 2014

Metalurgia em forma de arte ganha espaços públicos

      Metalurgia, é sabido, não é o forte de Blumenau. Mas, quem sabe a cidade venha a se destacar por obras de arte em metalurgia, de seus artistas. Uma nova é apresentada ao público nesta quinta-feira: a escultura "Embrião", de Tadeu Bittencourt, instalada no trevo do ponto final da Rua João Pessoa, local popularmente identificado como "onde a Velha abre as pernas".
       Com apoio da maior metalúrgica da cidade, a Eletro-Aço Altona, Bittencourt trabalhou e deu uma forma espiral a chapas de aço. A obra ficou com 5metros de comprimento e 2 metros e 80 centímetros de altura, instalada sobre uma base de concreto. O que significa? Aparentemente ficará ao sabor e a imaginação de cada um pois a descrição contida no material de divulgação é tão abstrata quanto a mesma: ..."O movimento sugerido é rotacional, que é passado pelas curvas e volumes crescentes da forma tridimensional".
    Com esta obra Tadeu vem se unir a Guido Heuer, autor de outras duas grandes esculturas em que o aço é a principal matéria prima instaladas na cidade. A primeira, junto à Via Expressa, próximo à Rodoviária e a segunda erigida na Praça dos Músicos, local da antiga  fábrica das Gaitas Hering.

Nenhum comentário:

Postar um comentário