12 março, 2014

Com águas do Fortaleza represadas dique terá utilidade?


    Recentemente o governo municipal divulgou que este ano, finalmente, o dique da Fortaleza (ou PI-5), será concluído, ficando em condições de operar em caso de enchente. Mas não se anime, morador ou comerciante da bacia do Ribeirão Fortaleza. Primeiro, porque as promessas de obra pronta ocorrem de ano a ano, desde 1992 quando começou a ser construído. Segundo, porque as galerias sob a Rua Fritz Spernau ficam cheias de entulho a cada cheia e, sem vazão ali, o dique em nada amenizará o problema.     Bastaram duas chuvas intensas, com curta duração e muito volume de água, nesta última semana, para o problema se repetir naquele ribeirão: entulhos (pedaços de madeira, galhos de árvore, vegetação), carregados pela enxurrada bloquearam quase totalmente uma das duas galerias feitas sob a rua. Resultado: com a vazão muito limitada, o nível do curso d´água subiu rapidamente. Além disso, a água que não fica empoçada na rua, escorre pelo barranco, levando junto a terra.

      Nesta terça liguei para a Secretaria de Serviços Urbanos para alertar sobre o bloqueio da galeria. O gerente Cleber Santana disse que esta questão é de competência da Defesa Civil, que seria informada. Um vizinho daquela galeria, Arlindo Bernardi, que está sempre de olho no ribeirão a cada chuva mais intensa, ja desanimou, cansou de ligar para a Secretaria de Obras, sem resultado. "O vereador do bairro, o Beto, nem atende mais nossas ligações", queixa-se.
   TEM DIPLOMA?
                                                                                      O assoreamento do ribeirão e o bloqueio da vazão por entulhos serão permanentes e lembrados apenas quando há transbordamento, enchente, vítimas. Em 2008, as águas do Fortaleza foram represadas pela Rua Fritz Spernau. Em reunião no local, com vice-prefeito, secretário de Obras, cidadãos da comunidade, sugeri que ao invés de galeria ali fosse feita uma ponte. Um quase desconhecido diretor da Obras, no cargo naquela ocasião, ao invés de avaliar, pensar, perguntou-me: "Tens diploma?". Talvez ele tenha, mas como diploma não é sinal de competência, nem garantia de QI pelo menos médio e tampouco instrumento que alimente a vontade de fazer, estamos sujeitos a ter um PI-5 funcionando, mas pouco útil.
A cascata Fortaleza.....
....cavando o barranco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário