10 setembro, 2014

Enfim, a inauguração, 22 anos depois de iniciado o PI5

      Neste sábado, 13 de setembro, acrescenta-se mais um capítulo à longa história do Dique da Fortaleza, também conhecido como PI5. A prefeitura anuncia a inauguração da obra, que é um exemplo de incompetência e pouco interesse dos administradores públicos. Afinal, projetado logo após as grandes enchentes da década de 80, começou a ser construído em 1992 e só agora é dado como pronto.

O prédio, pronto há tempo e finalmente equipado
      Somente neste blog, que tem dois anos, publiquei uma dúzia de matérias falando desta obra interminável, que, pelo menos de acordo com o projeto, deve evitar ou amenizar muito enchentes no bairro Fortaleza. Nestas postagens lembro que a obra foi interrompida pouco após iniciada, retomada em 2001; teve equipamentos e materiais elétricos roubados; chegou a ser anunciada inauguração em 2012, poucos dias antes da eleição municipal, mas foi apenas parte da propaganda eleitoral do então prefeito e candidatos à Câmara de Vereadores. Agora, o prefeito Napoleão Bernardes finalmente cortará a fita inaugural.                                               
                                                                                   EMPREITEIRA AINDA TRABALHA
    
Imagem desta quarta, do aprofundamento do ribeirão
Empreiteiras trabalham ainda durante toda esta semana, com caminhões e escavadeiras, para desassorear o Ribeirão Fortaleza e a construção de gabiões que estabilizarão as margens, próximo ao dique. A empresa responsável pelo projeto e construção do PI-5 fez uma nova retirada de entulhos junto às comportas, para deixar o equipamento perfeito e limpo para a inauguração.
      FALTA MAIS UMA ETAPA
       Mas, o PI5 não estará totalmente concluído: faltará fazer a ligação  do córrego da 7 de Maio para o ribeirão Fortaleza. Este córrego, que passa por baixo da Via Expressa, canalizado, cruza as ruas 7 de Maio e São Bernardo para desembocar no Rio Itajaí-açu, passando sob a rótula da Gustavo Lueders, com Dois de Setembro. Uma nova canalização com pouco mais de 150 metros mudará seu curso final e a drenagem a ser feita pelo dique beneficiará também os moradores vizinhos a este córrego. Esta etapa, que talvez seja a última para o sistema PI5 estar de fato concluído, custará em torno de R$ 1,5 milhões, verba federal.
Entulhos retirados das comportas, para apresentar tudo.....
... em ordem na inauguração de sábado




     

Nenhum comentário:

Postar um comentário