24 setembro, 2013

E o Dique da Fortaleza, agora vai? Talvez na próxima enchente

Guinho para retirada de entulhos em revisão
      Nesta segunda-feira, quando moradores e comerciantes recolocavam seus móveis e produtos no lugar, quatro funcionários da Rieschbieter Engenharia trabalhavam no Dique da Fortaleza, o PI-5, que, mais uma vez ficou inativo. Sinal de que agora, depois de uma nova enchente, será finalizado? Nada disso. O trabalho era apenas de manutenção e uma espécie de cortesia da empresa. A prefeitura não tem verbas, admite o secretário de Obras Paulo França, para concluir a obra e fazer funcionar este, por enquanto, "elefante branco". Mas teve vereador que já "inaugurou" o dique.
     No fim de semana, enquanto viam apreensivos a água do ribeirão subir, moradores da área da Itoupava Norte atingidos pela cheia daquele curso de água, lembravam o vereador Beto Tribess (PMDB) e ansiavam por sua presença ali. Queriam "festejar" com ele, a inauguração do PI-5 que ele promoveu no ano passado às vésperas da eleição municipal. Acabaram-se os problemas de inundação, anunciou então o vereador (que foi reeleito) em comunicado que distribuiu na região. E não só isso, levou lideranças comunitárias e convocou a imprensa para anunciar a boa-nova lá, junto do inacabado dique.
     Mas a obra de reforma do dique e que deveria ser também a de conclusão, feita pelo governo Kleinubing coincidentemente durante os dois meses que antecederam a eleição municipal, parou antes do fim. Agora ainda faltam quadros de comando, instalações elétricas e rede elétrica específica para o acionamento das bombas. Para quando? Incerto. A única certeza é que este ano não veremos o PI-5 pronto para reduzir os danos nos bairros Fortaleza e parte da Itoupava Norte. O governo Kleinubing não deixou previsto em orçamento o valor de R$ 1 milhão 175 mil necessários para o cumprimento dos contratos.
Manutenção "cortesia" da empresa que refez o dique, ano passado

Entulhos na comporta principal do dique, nesta segunda-feira


   

Um comentário:

  1. Antes do digníssimo Beto Tribess, houve também a inauguração com direito a fogos de artificio, pelo então candidato a prefeito..como é mesmo o nome dele?!!!!!! só espero que a população esqueça também do nome do sr Beto para a próxima eleição.

    ResponderExcluir