08 julho, 2012

Candidatos já disparam torpedos de campanha

   Começou a temporada dos torpedos eleitorais. Recebi o primeiro na tarde deste domingo, disparado pelo ambientalista e presidente da Acaprema, Leocarlos Sieves. É candidato a vereador pelo PT. A propaganda eleitoral está liberada desde sexta-feira.

07 julho, 2012

Os atores circulam pela praça. E o povo vai atrás

    No Teatro Carlos Gomes, na Furb, nas ruas, está em efervescência a arte cênica. É o 25o. Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, que acontece até quinta-feira próxima, 12. Até lá 25 peças serão levados aos palcos, que podem ser improvisados, como aconteceu neste sábado ao meio-dia, quando atores do Coletivo Teatro da Margem, da Universidade Federal de Uberlândia (MG) divertiram o público com a Saga no Sertão da Farinha Podre. Texto de Getúlio Goes, e direção de Narciso Telles, fizeram o público circular pela praça do Teatro Carlos Gomes. A peça, com elementos da cultura nordestina, falando em bois, profeta, solo seco e coisas de cidade utópica, surpreendeu pelo inusitado da encenação. Ora se desenrolava junto à escadaria do teatro, ora havia atores dentro da fonte no meio da praça, para depois os espectadores precisarem correr para junto da calçada da XV de Novembro, onde ardia em chamas uma cruz. Em meio a isso, bonecos lançados com cordas nos postes, nas palmeiras. E o tempo, carrancudo, contribuiu: só ao final do espetáculo foi liberada a chuva.
       A programação do Fitub inclui espetáculos convidados, mostra universitária nacional, mostra universitária íbero-americana, mostra blumenauenses de teatro e diversas oficinas, além de algumas apresentações em escolas. Promoção da Furb, que disponibiliza informações no site www.furb.br/fitub

     Imagens da Saga no Sertão da Farinha Podre:
Saga-Teatro-CarlosGomes

Saga-Ubertlandia-MG

Saga-teatro
Saga-Sao-Joao


Saga-fonte-agua

Na Vila, dança folclórica e cultura popular

   Começou nesta sexta-feira à noite e vai até o final da tarde de domingo, na Vila Germânica, o 13o. Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau. Participam 14 grupos  - de Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Aqui do Estado se apresentam grupos de dança de Blumenau, Joinville, Corupá, Itapema e Piratuba. O ingresso é gratuíto e ocorre em paralelo à Feira da Amizade, com venda de artesanatos. Neste sábado tem apresentações na Praça Dr. Blumenau, pela manhã, e desfile na Rua XV de Novembro às 11h.
    Fiz algumas imagens da primeira noite:
Escola-Laura-Andrade

Esc-Laura-Folclore

Esc-Laura-Joinville


Papanguarte-Frevo

Volkstanzgruppe-Fridas

Volkstanzgruppe-lenhadores
Fokcpopular-pernambuco

Folk-grupo-pernambuco




06 julho, 2012

Área de lazer no Tribess, graças a embargo de projeto habitacional

    Os moradores da região do Tribess estão, de certa forma, comemorando a negativa dos órgãos ambientais em autorizar a Prefeitura a construir mais um conjunto de prédios para desabrigados, dentro do programa "Minha Casa, Minha Vida", na Rua Hermann Tribess. Com isso a associação do bairro terá uma área de lazer. A cedência do terreno para este fim foi garantida pelo prefeito Kleinubing. Coincidentemente o ano é eleitoral.
     O projeto da Prefeitura, era erguer prédios totalizando 280 apartamentos em um terreno de 52 mil metros quadrados, com frente na Hermann Tribess, altura do número 1000. Uma área que avança por um morro e ainda com vegetação de médio e grande porte. Mas a existência de um córrego (hoje apenas conduto de esgoto), na parte baixa do terreno, levou ao embargo. Um novo projeto contemplaria algo em torno de 100 apartamentos, e com isso uma reivindicação da Associação de Moradores da Hermann Tribess e adjacências será atendida, comemora a presidente Márcia Lanser.
Assoc-Moradores-Tribess
     De qualquer forma, a idéia de instalar ali mais 280 famílias estava assustando a comunidade. Afinal, não estavam previstos ampliações no postos de saúde e menos ainda escola municipal. E outro conjunto habitacional na mesma via, pouco mais de um quilômetro adiante, foi entregue recentemente.  
 

05 julho, 2012

Sem prédio novo, Polícia reforma telhado da Regional

Del-Regional-Telhado
Enquanto a nova Regional não "vem", o fim das goteiras
     A nova Delegacia Regional de Polícia, aquela construída, não utilizada ainda, e já em ruínas na Rua Humberto de Campos, parece que vai demorar a ser concluída. O jeito, então, é melhorar o prédio antigo e em uso, na Av. Castelo Branco (Beira-Rio), pelo menos para por fim às goteiras e evitar que alguem seja atingido por um pedaço de madeira velha ou estuque. Telhado e beirais estão sendo refeitos, ao custo de pouco mais de R$ 50 mil.
     Mas nada desta despesa sai do cofre da Secretaria de Segurança Pública ou do Governo do Estado. O dinheiro vem do Fundo Municipal de Segurança - quer dizer, da "contribuição" dos infratores de trânsito notificados. Como o fundo é gerido admistrativamente pela prefeitura, foi ela quem licitou a obra.
     Quanto à "nova" Regional, aqui em Blumenau ninguem sabe quando será feita a "reforma" do que já havia sido entregue pela Salver Empreiteira de Mão de Obra e, de fato concluida a construção. De qualquer forma, mesmo quando isso ocorrer, o prédio antigo continuará servido. Vai abrigar a Central de Polícia e a Divisão de Investigações.
Delegacia-Regional-Obra
A "nova", antes de ser concluída, precisará uma reforma

O forro, "já era". Dinheiro público que voa pela janela escancarada

Cuidado, ônibus quebrado na pista

Onibus-Siga-Quebrado     Nesta manhã de quinta-feira, por algum tempo o corredor de ônibus da Rua São Paulo, ficou interrompido. Por um ônibus. Quebrou, em frente a um posto de gasolina, passando a Bebidas Thomsen.
     O Código de Transito Brasileiro diz que isso é infração leve, passível de multa. Está no Artigo 179. A excessão é em "caso de impedimento absoluto de sua remoção". Talvez estivesse aguardando para ser rebocado, mas o mesmo artigo informa que o veículo deve estar devidamente sinalizado.
     "Devidamente sinalizado", neste caso, era a tampa do motor levantada, e uma camionete pickup parada atrás, também em cima da pista, com o pisca alerta ligado. E provavelmente sem ser notificado pela Guarda de Trânsito. Pelo menos até às 15h não localizei alguém daquela autarquia que informasse se emitem notificação em situação destas. Tentei saber com o setor de estatísticas a existência de outras infrações do gênero, mas o sistema do Departamento de Trânsito só faz busca por data.
    

04 julho, 2012

Socorro poder público! Os clientes ignoram meu estacionamento novo

   A iniciativa privada é mais eficiente, mais ágil, mais capaz do que o serviço público. Certo? Nem tanto, nem sempre. Isto pode ser relativo. Tem sido comum este raciocinio, silogismo, e me ocorreu novamente esta tarde, ao ouvir um relato de um amigo. Semana passada, dizia ele, servidor da Secretaria do Planejamento de Blumenau estava na rua quando seu chefe, o secretário, ligou no celular. "Passa lá no shopping (Neumark), eles estão com um problema", ouviu. Lá foi ele imaginando que era algo relacionado ao trânsito.
     Mas, surpresa, o problema, que lhe foi apresentado, foi o baixo acesso de usuários ao novo estacionamento. Foram R$ 9 milhões investidos, para criar 320 novas vagas, que não são usadas. E o shopping, quer dizer, a eficiente "iniciativa privada", queria socorro do poder público.
     O servidor sugeriu que acionassem a equipe de marketing do estabelecimento. Mas posso acrescentar algumas sugestões: que tal oferecer o estacionamento gratuito aos clientes? Quem sabe cobrar um valor simbólico? Por último, talvez ajudasse a contratação de profissionais que fizessem um estudo apontando causas de os clientes ignorarem o novo estacionamento e soluções.
      Mas umas jovens, sorridentes, atraentes, com bandeirinhas e painéis com um "siga em frente", "é nova e está esperando por você" ou "vagas novinhas disponíveis pra você", talvez ajudasse. Quem sabe um carrinho daqueles de golfe, para levar os motoristas e passageiros até a porta das lojas? Bem, mas não sou do poder público, nem marketeiro.

03 julho, 2012

Tá facil pra profissional autônomo sair da informalidade

sebrae-empreendedor-individual
Até sábado, atendimento na praça
     Nesta segunda-feira deu fila na tenda montada pelo Sebrae na praça em frente à prefeitura. Ali são atendidos prestadores de serviço e outros trabalhadores autônomos interessados em deixar a informalidade. O Sebrae, esta dando apoio a estes profissionais com a Semana do Empreendedor Individual.  A iniciativa é nacional e ocorre em 31 cidades catarinenses. Em Blumenau, onde a expectativa era de atender algo em torno de 230 pessoas até sábado, a estimativa foi revisada e elevada para 400, disse o gerente da instituição Hélio Souza. Isto porque somente nesta segunda, 101 pessoas foram buscar informações. Desde domingo, quando foi aberta a Semana, 24 formalizaram suas atividades. E para isso não precisa muito: documento de identidade, CPF e carnê do IPTU. R$ 37,00 é a taxa a ser paga (incluindo ICMS e ISS).

02 julho, 2012

Um boato surpreende família e assusta amigos de Adalberto Day



     No fim da tarde deste domingo ligo para um amigo, morador antigo do Garcia e ele me diz, em meio a conversa, que estava de saìda. Iria levar solidariedade à familia de um amigo seu de infância que falecera: Adalberto Day. Como, quando? Lamentei, a má notìcia, embora não conheça pessoalmente o cientista político e, principalmente, historiador da cidade. 
    A primeira reação foi divulgar neste blog, do qual ele me honra sendo seguidor. Mas, o velho hábito de jornalista fez-me ligar para sua família. Então, uma nova e constrangedora surpresa: o Adalberto está debilitado na luta contra a doença, mas não faleceu, está aqui, conosco, disse a esposa. 
    Não fui o único, claro, outros três telefonemas anteriores buscavam iguais esclarecimentos e diversas pessoas acorreram à capela mortuária da região de sua casa, levados por uma notícia que surgiu, ninguem sabe como, e espalhou-se com rapidez. 
     Publico esta história, e com ela trecho da última postagem que Adalberto fez em seu blog, autorizado por ele e com a intenção de contribuir para tranquilizar seus amigos e os admiradores de seu trabalho e dedicação à cultura e ao conhecimento. 
      Com a expectativa de que recupere as forças necessárias para enfrentar esta luta pessoal.

 

 

terça-feira, 29 de maio de 2012


Educação e saúde...o resto vem depois- dois !!

Venho pedir aos meus estimados e queridos amigos que acessam nosso trabalho, e de modo geral, para que continuem com as orações e muita fé. Como disse outro dia um amigo, "Até DEUS acompanha meu Blog", e ele vai querer continuar lendo.
Estarei por mais uns dias ausente sem postagens, pois necessito me recuperar. Estou em fase de tratamento muito rigoroso. Já conclui em torno de ¼ da medicação.
 Espero em breve me restabelecer, e poder contar com o apoio e carinho de vocês
Cartão que recebi da Darius Turismo e seus turistas "De Blumenau para Blumenau", Entregue pelo meu amigo Wieland Lickfeld.
Minha Gratidão
Mais detalhes:
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

Social: festa para um amigo de muitos amigos

     Festa diferente essa, a começar pelo convite: "Apareça, a partir do meio-dia". Era para comemorar o aniversário do "Bagé", como todos com alguma intimidade conhecem o Everton Marçal, que chegava aos 50entinha. Sábado à tarde, na sede da empresa, a SCI Sistemas Contábeis, que toca com o irmão Elinton, com a esposa Beth, no Bom Retiro.
parabens-pra-voce
"Bagé", camiseta branca, constrangido no "parabéns a vocë"
    O churrasco estava na brasa, e foi renovado a tarde toda pelo "Formiga", competende assador, devidamente pilchado com bota, bombacha, camisa branca, lenço e uma boina. Chope e refrigerantes à vontade, um bolo, claro, e docinhos, na festa que reuniu amigos de todos os tempos do "Bagé". Um gaúcho chegado dos pampas a esta colônia germânica em 1978, para juntar-se ao pai, "seu" Marçal, que viera um ano antes como inspetor do Ministério da Agricultura.
       Estavam lá, festejando com ele, colegas de faculdade, ex-companheiros de trabalho, colegas da empresa, amigos de infância, amigos que fez nas pouco mais de três décadas de Blumenau. Compartilhando da alegria, da camaradagem, amizade e simpatia emanados pelo aniversariante. E assim foi, a tarde toda.Que perdure a alegria, a saúde, o bom astral do aniversariante!!


O irmão Elinton, o filho João Vitor, a esposa Beth, compartilhando com os amigos



Bage-banda-destake
A banda Dkalke, com o sobrinho Tavinho no violão (de óculos). E com ele, Paulo Roberto (baixista), João Fortinho (vocal), André (guitarrista solo), e Rodrigo (baterista)


Bage-churrasco
O churrasco, preparado à moda gaúcha, claro