Estava com o título desta postagem pronto desde ontem, sábado. Iria repetir, sem dúvida, o título da nota que fiz sobre a conquista do vôlei feminino na Olimpíada. E a certeza foi até os 20 pontos do terceiro set da partida contra a Rússia. Talvez até os 23. E, inacreditavelmente, tudo mudou. Falo da final do vôlei masculino, da qual sairiamos com mais um Ouro. Tinha certeza.
Voces viram? Como imaginar que deixariamos escapar esta medalha depois de dois sets perfeitos? Nós jogando muito, certinho, os russos errando na defesa e no ataque. E aquela diferença de três pontos quando o terceiro e que poderia ser decisivo set se encaminhando para o final. Mas, de repende, uma decaída, talvez uma relaxada e os russo se recuperaram, igualaram o placar e evitaram duas vezes a derrota eminente. Por fim, fecharam o terceiro set e, também, liquidaram a partida. Não conseguimos mais retomar o ritmo. Dante sentiu dores, Vissoto, que se revelou jogador importante, estava lesionado, no banco. No final, o desespero, com a entrada do velho guerreiro Giba. Mas ele já não tem mais aquele pique, aquela saúde, que nos levou a tantas vitórias.
E o Ouro virou Prata. Seria bom, se não contassemos tanto com esta medalha dourada.
Começamos o sábado contando com pelo menos mais duas medalhas de Ouro e uma Prata em nosso quadro. Talvez três ouros, se considerar a luta do boxeador Estiva. Mas, a provável Prata se transformou em um brilhante Ouro pelas mãos das atletas de vôlei, e as quase certas Ouro do futebol e vôlei masculino ficaram em Prata. Estiva conquistou igualmente Prata, o que foi um feito inédito para nosso boxe.
Bem, finda a Olimpíada de Londres. Agora ficamos na expectativa das urnas.
Informações, críticas, opiniões e imagens desta cidade. E, eventualmente, de outras também.
12 agosto, 2012
11 agosto, 2012
O...O....O.....O Campeão voltou!!!!! O Campeão voltou!!!!!!
| Uma imagem da TV Record, para homenagear as Bicampeãs |
Exemplo que talvez um dia......quem sabe....um dia.... a turma do milionário futebol, esporte de salários inexplicáveis e cheio de "heróis", "idolos", se espelhe no vôlei brasileiro.
E neste domingo tem mais torcida, sofrimento, emoção. E tomara, igual comemoração com o vôlei masculino.
10 agosto, 2012
Blumenau também tem tabuleiro da baiana
![]() |
| Add caption |
Escrevo no finzinho da sexta-feira e cito o "Dia da Criação", do saudoso Vinicius, porque Doralice arma seu tabuleiro aos sábados, ali na Praça Dr. Blumenau. Turbante branco, vestido rodado, colares e pulseiras, vestimenta e acessórios fazem parte da indumentária desta baiana natural de Ubatã (cidade próxima a Ilhéus), que há dez anos mudou-se de São Paulo, onde ficou 18 anos, para Blumenau. Aqui, foi funcionária da Prefeitura, trabalhando como cozinheira de creche, até este ano. Agora está aposentada. E estudou. Incentivada pelas filhas (tem duas e um filho), estudou: é Tecnologa em Gastronomia pela Uniasselvi e também fez Magistério.
O tabuleiro, em que prepara tapioca com diversas combinações e sabores e o acarajé, foi uma opção para ofecerer aos blumenauenses aqueles quitutes de sua terra e aumentar a renda. Os ingredientes compra em São Paulo, para onde vai uma vez ao mês. Com eles, inevitavelmente o cliente recebe sorrisos e se tiver tempo, também um amigável bate-papo, sempre com a companhia da neta Luana, que faz às vezes de secretária.
09 agosto, 2012
Empresa está na corda bamba, mas é Top
Coisas do marketing e do capitalismo selvagem. Uma empresa têxtil de Blumenau, que já esteve entre as oito mais da cidade, nos bons tempos da ciranda financeira, inflação e das rendosas aplicações, está de mal a pior há pelo menos uma década. Esta semana mesmo, demitiu mais 170 trabalhadores e no mês passado já havia deixado sem trabalho outros 350 e fechado uma de suas fábricas. E deve coisa de bilhão de reais.
Mas, li na semana passada, em uma publicação que traz resultado de pesquisa e premiação chamada "Tof of Mind", que é uma das marcas de destaque no Estado, uma das mais lembradas. Um diretor da empresa comemora, atribuindo isto à tradição fabril e a diversidade de suas linhas de produtos. Certamente é bem lembrada também por dezenas de trabalhadores dispensados nos últimos anos e por seus familiares. Mas no mundo do marketing demissões e balanços deficitários não contam.
Mas, li na semana passada, em uma publicação que traz resultado de pesquisa e premiação chamada "Tof of Mind", que é uma das marcas de destaque no Estado, uma das mais lembradas. Um diretor da empresa comemora, atribuindo isto à tradição fabril e a diversidade de suas linhas de produtos. Certamente é bem lembrada também por dezenas de trabalhadores dispensados nos últimos anos e por seus familiares. Mas no mundo do marketing demissões e balanços deficitários não contam.
07 agosto, 2012
Uma sugestão aos candidatos a prefeito, que pode ser cumprida
Deixo aqui uma sugestão aos candidatos e candidata a prefeito de Blumenau, para que incluam em suas propostas e promessas de campanha. A reconstrução do talude da Ponte Adolpho Konder (a ponte da Moellmann). Destruído pela enxurrada de 2008 e danificado mais um pouco na enchente do ano passado, permanece com os danos, como uma lembrança permanente ao risco que as águas impõe à cidade.
Há alguns meses, quando o asfalto do então recém entregue ao tráfego viaduto da Via Expressa, o secretário de Obras Alexandre Brollo garantiu que a recuperação daquele talude estava no cronograma de obras. Também estava, disse, a recuperação dos pilares de sustentação e base da Ponte Desembargador Pedro Silva (aquela ponte sobre o Ribeirão Garcia, na Rua XV de Novembro). Ninguém vê, mas a base desta ponte pede recuperação há anos.
Bem, talvez o cronograma a que se referia o secretário - agora em férias - se estenda ao próximo mandato, daí a sugestão aos candidatos.
| Cartão postal "recuerdo" de enchentes |
Bem, talvez o cronograma a que se referia o secretário - agora em férias - se estenda ao próximo mandato, daí a sugestão aos candidatos.
05 agosto, 2012
No sobe e desce, preço da gasolina relembra 2006
04 agosto, 2012
Ronco das charmosas Harley Davidson nas ruas de Blumenau
Ao belo sol deste sábado, aliaram-se os roncos de 300 máquinas Harley Davidson, precedidas pelas sirenes de seis possantes HD da Polícia Rodoviária Federal, em ruas centrais de Blumenau. Aos ruídos se acrescentam brilho dos cromados e o colorido de bandeiras e estandartes. Eram os ingredientes do desfile dos harleiros, participantes do X Encontro Internacional de Proprietários de Harley Davidson, que iniciou na sexta e termina no domingo.
A bordo das Harleys, com dezenas de modelos, cores e ano de fabricação, desfilaram 500 harleiros e harleiras - como o grupo de mulheres proprietárias de HD Ladies of the Road. Este grupo, que iniciou em São Paulo, já reúne 150 harleiras de várias cidades do Brasil e sete delas vieram a Blumenau, rodando desde a capital paulista. Outra mulher que se destacava no Encontro era Marilena Caixeta, que integra um grupo de motociclistas de Sete Lagoas, Minas Gerais. Neste ano ela chamava a atenção pela máquina que pilotava, uma Can-Am, modelo Bombardier. Moto de fabricação canadense, 2 mil cilindradas, se diferencia por ser um triciclo com duas rodas dianteiras e uma traseira, com carenagem. Ela e seus companheiros rodaram pouco mais de 1.200 quilômetros, em dois dias, para chegar à cidade.
No sábado pela manhã os participantes do encontro - e entre eles estava o desembargador Jorge Beber e a esposa Fátima, que por muitos anos foi juiz de direito aqui em Blumenau - desfilaram pela Rua Sete de Setembro e Rua XV antes de seguir para Pomerode. O encerramento oficial do X Encontro Internacional de Harleiros seria ainda no sábado, à noite.
A bordo das Harleys, com dezenas de modelos, cores e ano de fabricação, desfilaram 500 harleiros e harleiras - como o grupo de mulheres proprietárias de HD Ladies of the Road. Este grupo, que iniciou em São Paulo, já reúne 150 harleiras de várias cidades do Brasil e sete delas vieram a Blumenau, rodando desde a capital paulista. Outra mulher que se destacava no Encontro era Marilena Caixeta, que integra um grupo de motociclistas de Sete Lagoas, Minas Gerais. Neste ano ela chamava a atenção pela máquina que pilotava, uma Can-Am, modelo Bombardier. Moto de fabricação canadense, 2 mil cilindradas, se diferencia por ser um triciclo com duas rodas dianteiras e uma traseira, com carenagem. Ela e seus companheiros rodaram pouco mais de 1.200 quilômetros, em dois dias, para chegar à cidade.
No sábado pela manhã os participantes do encontro - e entre eles estava o desembargador Jorge Beber e a esposa Fátima, que por muitos anos foi juiz de direito aqui em Blumenau - desfilaram pela Rua Sete de Setembro e Rua XV antes de seguir para Pomerode. O encerramento oficial do X Encontro Internacional de Harleiros seria ainda no sábado, à noite.
| As Ladies of the Road, representadas |
| O harleiro, desembargador e meu amigo Beber, com a esposa Fátima |
| Em meio às HD, a Can-Am Bombardir triciclo |
| As máquinas da PRF de Florianópolis |
| Filmagem para guardar imagens do X Encontro |
| No Plaza, repouso das guerreiras |
03 agosto, 2012
Transparência é lei. Mas não para o Samae
No Brasil, a transparência pública constitui-se direito do cidadão e dever da administração pública. Qualquer pessoa tem o direito de ter acesso às contas públicas. A Lei Complementar 131, de 2009, reforça esta condição e determina que todo ente público publique na internet, de forma clara e compreensível para o público, suas contas (receitas, despesas, compras). Mas o Samae de Blumenau ignora a legislação e o direito do cidadão.
Alguma coisa chegou a ser incluido no site da autarquia, mesmo que limitado à linguagem formal dos contadores. Mas tem que procurar, por tentativa de acerto e erro. Está em "agência virtual", então clica-se em "contas públicas". Mas, as informações relativas às receitas e despesas não passaram de abril de 2010. Pois é, de lá para cá nada mais foi publicado. E a lei diz que a divulgação deve ser em tempo real.
Alguma coisa chegou a ser incluido no site da autarquia, mesmo que limitado à linguagem formal dos contadores. Mas tem que procurar, por tentativa de acerto e erro. Está em "agência virtual", então clica-se em "contas públicas". Mas, as informações relativas às receitas e despesas não passaram de abril de 2010. Pois é, de lá para cá nada mais foi publicado. E a lei diz que a divulgação deve ser em tempo real.
02 agosto, 2012
Samae consertou, mas rombo na avenida ficou
No inicio de julho, há exato um mês, a moradora do número 254 da Avenida Martin Luther ligou para o Samae informando que havia vazamento de àgua na rua, em frente sua casa. Bem, agora ela está arrependida, ou quase, de sua iniciativa cidadã. Afinal, o conserto feito pela autarquia lhe trouxe um transtorno.
Rompido o asfalto, feito o reparo do cano rompido, o buraco foi fechada e ganhou a habitual cobertura de paralelepípedos. O asfalto nunca foi reposto e já faz um mês. Agora, além do barulho provocado pela passagem dos veículos naquele remendo, cai o disjuntor e corta a energia elétrica da velha casa quando o veículo é mais pesado. O baque provoca tremor e o desligamento. E já faz um mês. Talvez os quatro ou cinco dias de chuva sejam a desculpa.
![]() |
| Esqueceram de mim |
![]() |
| O buraco do Samae ganhou mais dois vizinhos. Este que aparece e outro mais à frente |
Ponto de ônibus é àrea de descarga para cegonheiras
Era para ser um ponto de ônibus esse na Rua das Missões, em frente e lado posto da via, da concessionária Barigui. Mas, o que mais se vê ali são cegonheiras fazendo descarga de veículos para a concessionária. Ocupam a parada destinada aos ônibus sem qualquer receio de serem notificadas, pois neste lado do rio dificilmente passam agentes da Guarda de Trânsito.
Então, como a concessionária - aliás, nenhuma das tantas instaladas nesta rua e na sequente Dois de Setembro - tem área para descarga de veículos, o recuo para os coletivos fica ideal. Há dias em que a cegonheira é estacionada no local em que seria calçada para pedestre. Seria, porque calçada não tem.
Então, como a concessionária - aliás, nenhuma das tantas instaladas nesta rua e na sequente Dois de Setembro - tem área para descarga de veículos, o recuo para os coletivos fica ideal. Há dias em que a cegonheira é estacionada no local em que seria calçada para pedestre. Seria, porque calçada não tem.
Assinar:
Postagens (Atom)





