05 março, 2012

Ano eleitoral: Prefeito repassa verbas em atraso para a Furb

    "Estamos avançando para melhorar de fato a parceria com a Furb", festejou o prefeito João Paulo Kleinubing ao repassar R$ 1 milhão para ser utilizado em crédito educativo. A medida, que deveria ser rotineira, foi transformada quase em solenidade, nesta segunda-feira, quando o prefeito levou dois secretários municipais e o vice-prefeito para a entrega do cheque ao reitor João Natel. 
     A destinação da verba para crédito educativo a alunos da Furb é prevista na Lei Orgânica do município e seu repasse deve ocorrer, conforme Lei Municipal 7281, assinada pelo próprio Kleinubing, em maio de 2008, semestralmente. Até o final da primeira quinzena de março e de setembro este dinheiro deveria estar na conta da Furb específica para este fim. É o que diz a lei. Mas o último repasse havia ocorrido em março de 2010 e a dívida da Prefeitura para com a Universidade, nesta rúbrica, chega aos R$ 2,5 milhões.

Enfim, para que lado vai o PDT?

    Pegaram mal as declarações e a postura do advogado Benjamin Coelho, logo após a prévia do PT de Blumenau para definição de seu candidato à Prefeitura Municipal, neste domingo. Trocou abraços, cumprimentos, posou para a mídia ao lado dos candidatos e dirigentes do Partido dos Trabalhadores, como presidente do PDT aqui na cidade. E foi além, disse que os dois partidos deveriam caminhar unidos já no primeiro turno.
    Ignorou o também advogado Ivan Naatz, um dos principais nomes pedetistas na cidade e único até o momento candidato do partido para disputar a Prefeitura. Ivan postou um comentário na nota que fiz a respeito e hoje disse mais: "Estamos conversando com o PC do B e PV para coligação e não desejo caminhar com o PT". Ele quer o PDT com candidato próprio no primeiro turno, mas isto deve ser definido ainda esta semana com a presença, aqui em Blumenau, de Manoel Dias, o eterno presidente estadual do partido. "Algumas pessoas desejam encostar no PT, mas isto é algo que não pode partir da cabeça de um só". Além de não presidir o PDT, Benjamin Coelho não agregaria entre seus seguidores, uma dúzia de correligionários, garante Naatz, que trocou o PV pelo PDT em julho do ano passado.
    Roberto da Luz, igualmente advogado (apenas coincidência, este não é um partido de bacharéis), ex-presidente da sigla aqui na cidade, acha estas manifestações "um tiro no pé". Vou conversar com os dois, diz ele. "Precisamos discutir estratégias agora, agir com inteligência". 
    É o clima eleitoral em pleno Verão.

04 março, 2012

Ana Paula é candidata do PT em Blumenau

      O PT de Blumenau é o primeiro de Santa Catarina a definir, oficialmente, seu candidato a prefeito. Na

verdade, é candidata, a deputada estadual Ana Paula Lima. Ela foi escolhida em prévia interna neste domingo, quando disputou com o vereador Vanderlei Oliveira. A deputada recebeu 371 votos, contra 269 filiados que preferiam ter o vereador na disputa à prefeitura. Mas, divulgado o resultado, acabou a disputa: palavras de ordem dos militantes, troca de abraços e sorrisos entre os candidatos não deixaram dúvidas de que o partido estará unido na campanha.
    Vanderlei se sentia traido, antes da prévia. Ana Paula estava convicta que seria candidata, especialmente depois que o marido, deputado federal Décio Lima, ex-prefeito, declarou que se afastava da disputa. Ontem, domingo ensolarado, o clima eleitoral rondou o diretório do PT na Avenida Martim Luther, desde as 9h. Faixas dos canditados, nos muros próximos, animavam a disputa. Um clima de ansiedade envolvia os militantes e candidatos que ficaram em frente ao prédio aguardando o anúncio do resultado.
    Pouco antes das 18h, o presidente do Diretório Municipal, Odair Andreoni e o presidente estadual do partido, José Fritsch, divulgaram os números da urna. Seguiu-se um clima de festa. Vanderlei de Oliveira se revelou satisfeito, disse que o dia foi de emoções e comemorou a tranquilidade da campanha. Ana Paula, por sua vez, considerou a prévia uma demonstração de Democracia.






E já começaram as conversas por alianças

      Antes mesmo de anunciado o vencedor da prévia do PT, o presidente do PDT em Blumenau, advogado
Benjamin Coelho, conversava animadamente com a deputada Ana Paula e com o deputado federal Décio Lima. Articulação em andamento? Certamente, Benjamin admitiu que seu partido, mesmo tendo um pré-candidato, o também advogado Ivan Naatz, poderá compor com o PT já no primeiro turno. "Nossa posição é a de fazer alianças para que Blumenau mude de rumo, continuar como está não dá", avisa ele. O PDT fará, nos próximos dias (não falou em data), uma prévia interna para buscar a opinião dos filiados (1300, mas cerca de 600 atuantes, segundo o presidente). E Ana Paula está pronta para negociar: "Precisamos boas alianças para voltar a ser os guardiães desta cidade".
      Durante a semana o PSDB havia definido seu candidato ao pleito, o vereador Napoleão Bernardes. Embora fazendo parte do atual governo municipal, o partido não abrirá mão de ser cabeça de chapa na eleição, pelo menos no primeiro turno.

Amenidades de fim de semana: Por do Sol

      Cliquei despretensiosamente, em alguns momentos, em lugares diversos, o por do Sol.
       Instantes fugidios que nos seduzem, deslumbram.
       Momentos para saborear.
Lugar incerto, da janela de um avião

Nos Lençóis Maranhenses

Na estrada, rumo a Barreirinhas (MA)

Entre araucárias de Otacílio Costa (SC)

À beira do Guaíba, em Porto Alegre

Na ponte do Salto, Blu

Na ponte de ferro, Centro de Blu

Refletindo no Itajaí-Açu, em Ilhota

No meu bairro, Itoupava Norte

Fim de tarde em Caxias do Sul (RS)

03 março, 2012

Amenidades de fim de semana: Vendedores de lembranças

     Eles não são especialistas, mas sabem como poucos a quantas anda o turismo em Blumenau. Afinal, há anos acompanham o vai e vem dos ônibus de excursão, sua fonte de renda. São os vendedores de artesanato com "pontos" em locais tradicionais e obrigatórios de desembarque dos visitantes e que oferecem produtos que, em muitos casos, serão a única lembrança que os turistas levarão da cidade, além, é claro, das fotos e vídeos.
Ademar, desde 1993 na atividade
     Os produtos comuns a todos são as bonecas com trajes típicos e coloridos, com poucas variações.  Ademar Estevam é um dos mais antigos destes vendedores. Trocou o Mato Grosso por Blumenau, em 1993 e desde então dedica-se a oferecer fridas e fritzs, omas e opas, aos turistas, por preços que vão dos R$ 12 aos R$ 29.  As peças, algumas incrementadas com  a utilidade doméstica de puxa-saco, são produzidas por um casal de Blumenau. O mesmo fornecedor da Denise Gomes, que há 17 anos fez do jardim em frente à Prefeitura, seu local de trabalho. Sorridente, arma uma mesinha desmontável que se transforma em balcão e vitrine, quase ao lado da locomotiva Macuca. Ademar, por sua vez, "colou" na Frosthaus, uma loja dedicada a vendas de confecções a turistas, instalada na Ponta Aguda.
Denise, tem a Macuca como chamariz

       VENDAS EM BAIXA    
      O terceiro comerciante deste restrito segmento, é o aposentado Osmar Finardi. Ele diferencia-se dos "colegas", por ser também produtor, junto com a esposa, das bonecas que oferece aos turistas. Ele espera pela clientela no Biergartem, local privilegiado, pois é a primeira parada dos ônibus de excursão. Mesmo assim, as vendas não estão boas este ano. "Tem turista, mas poucos compram lembranças", lamenta. Ademar e Denise concordam. Ambos lembram como bons tempos os anos de 2004 e 2005. De lá para cá decaiu o fluxo de turistas na cidade e, principalmente, as compras. "O dólar barato faz eles viajarem para outros lados, para o Exterior", opina Ademar.
Osmar produz o que vende, desde 1990
      Mas todo dia estão lá, com suas fridas e fritz, com a esperança de que os visitantes levem mais do que imagens das câmaras, como lembranças da passagem por aqui. Ademar mais que os outros, pois seu "ponto", abrigado, permite trabalhar também em dias chuvosos.









Cine Busch, tapume e abandono no Centro

       O velho esqueleto do Edifício América já não está sozinho entre os imóveis que retratam abandono no Centro da cidade. O igualmente idoso Cine Busch segue pela mesma trilha. Há alguns anos sua fachada ganhou um tapume e uma faixa anunciando sua transformação em um "futuro" centro de eventos do hotel proprietário do prédio. A obra empacou e o tapume mal cuidado começa a ruir.
     Aos turistas ou meros curiosos, resta o totem na calçada, com a referência de local de valor histórico.

02 março, 2012

Vagas abertas para lojistas. Vai se habilitar?

    Tem dinheiro disponível e procura algum investimento; pretende ser dono do seu próprio negócio, um empreendedor? Pode tentar o comércio, com uma loja de confecções, feminina de preferência, porque elas, sem dúvida compram mais do que eles. E não precisa partir do zero, há diversas ofertas na praça: somente nos classificados do Santa, no mês de fevereiro, havia 11 negócios do ramo anunciados.
     Belíssima loja, clientela formada, ótima localização, oferecem os vendedores. E nem todos querem apenas livrar-se do negócio. Um deles me disse que optou por concentrar seu esforço na confecção que mantém paralela à loja. Outro atribui o desejo de se desfazer da loja porque a esposa não pode tocar sozinha o empreendimento; a filha, que era sócia esta abandonando a atividade porque optou por outro tipo de casamento, o tradicional, com um conjuge.
     A motivação, enfim, é diversa. Os riscos, igualmente. Já houve tempo em que as padarias eram as líderes, entre as "oportunidades" oferecidas nos classificados. E, em 2010 seguramente estiveram na ponta das ofertas as video-locadoras.

Um sonho com chances de chegar à inatividade

    Blumenau tinha, em 2010, 22.854 estabelecimentos comerciais registrados. Destes, 950 eram empresas do comércio varejista do ramo do vestuário. No entanto, deste quase milhar de lojas, apenas 387 tinham empregados registrados. Trabalhavam nestas lojas, então, 2036 pessoas. Com crescimento estimado em 4% ao ano, no segmento, atualmente existiriam cerca de 988 lojas do vestuário e acessórios, representando 20% do comércio e gerando 13% dos empregos do segmento, calcula o professor Nazareno Schmoeller, do Departamento de Economia da Furb.
    A quantidade elevada de empresas sem empregados registrados pode significar que só os proprietários e familiares toquem o negócio, ou que simplesmente estejam com as portas fechadas. Afinal, dos 22.845 estabelecimentos registrados em Blumenau, em 2010, 12.028 não apresentaram qualquer movimentação financeira. E 10 mil, existem apenas no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Estão praticamente inativos, diz o professor Nazareno. Afinal, é mais cômodo e mais econômico simplesmente fechar as portas do que dar baixa no negócio. "A burocracia a ser enfrentada desistimula". Quando ao encerramento de atividades, muito se deve à falta de conhecimento e, especialmente, de pesquisa do empreendedor antes de montar o negócio.
    Carlos Berndt, da Estrutura Móveis, que há anos vende aramados, manequins e outros apetrechos para lojas, concorda: "Já tivemos caso de fechamento relampago. O cliente comprou o equipamento e antes mesmo de abrir o negócio se arrependeu". A rotatividade no setor é alta, mas sempre há quem tente concretizar um sonho. Montamos duas a três lojas por mês, observa ele.

01 março, 2012

Vendaval e destruição na cidade


     Um vendaval surpreendeu Blumenau no meio da tarde. Menos de 20 minutos foi o tempo de duração do temporal, que desabou sobre a cidade às 16h, o suficiente para destelhar parcialmente casas, prédios comerciais, derrubar árvores e painéis de propaganda. No Centro, árvore caiu sobre carros próximo à Prefeitura. Na Beira-Rio teve queda de poste de conturbou o trânsito até o inicio da noite. Na Rua São Paulo um bueiro entupido estrangulou o trânsito entre a Ponte do Tamarindo e o posto de combustíveis logo após a Bebidas Thom.

   Dois Ficus, árvores com cerca de 15 metros de altura, com quase 50 anos de existência, foram arrancadas pela raiz. As árvores haviam sido plantadas no inicio dos anos 60, na Rua Paul Werner, em frente a antiga Condor, prédio que hoje abriga uma empresa têxtil. A Defesa Civil não registrou vítimas, mas algumas pessoas escaparam por segundos de serem atingidas por painéis de propaganda que desabaram sobre um ponto de ônibus na Rua Martin Luther. Momentos antes foram convidadas pela zeladora do edifício Bella Cintra, que fica ao lado, a se abrigar ali. Parte da cidade ficou sem energia elétrica, inclusive o Corpo de Bombeiros.

Casa destelhada junto à Via Expressa
  

Forro do posto desabou parcialmente

Painel arrebentou sinaleira, na Martim Luther

O bananal desabou




Galhos quebrados, cena comum
Placas foram jogadas sobre ponto de onibus, na Martin Luther
Parte deste telhado foi levado pelo vento

Entupimento de bueiro afunilou trânsito na Rua São Paulo

Os ficus não resistiram ao vento

Árvores foram arrancadas pela raiz


Remoção começou antes do final da tarde